» Dinheiro » Finanças Pessoais » Nota Fiscal Paraná: como se cadastrar

Nota Fiscal Paraná: como se cadastrar

Galeria
Nota Fiscal Paraná: como se cadastrar

O programa Nota Fiscal Eletrônica criado pelo Governo Federal no ano de 2005 foi aderido pelo Estado do Paraná em 2007, e tem como principal objetivo incentivar os consumidores a exigir a nota fiscal no ato da compra de produtos e serviços, e com isso diminuir a sonegação de impostos. Na cidade de Curitiba o Governo Municipal criou a Boa nota fiscal, um programa que permite ao contribuinte abater em até 30% o valor do pagamento do IPTU com os créditos gerados pelo sistema. Estão obrigados a emitir a Boa nota fiscal, todos os estabelecimentos do município que no ano anterior tenham faturamento igual ou superior a R$ 240,000,00 (duzentos e quarenta mil reais). Para efetuar o cadastro do seu CPF no sistema e aproveitar as vantagens, basta seguir alguns passos muito simples:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Acesse o endereço eletrônico e clique na guia "cadastre-se aqui",logo abaixo da opção "consumidor de serviços", no menu à esquerda da página inicial. Na próxima tela selecione o tipo de cadastro a ser realizado, sendo CPF para pessoas físicas e CNPJ para pessoas jurídicas. Preencha corretamente todos os dados e clique em "cadastrar".

  2. 2

    Após este passo, o sistema encaminhará uma mensagem eletrônica com um link de validação de cadastro e as instruções necessárias para o Email informado no momento do cadastro. Ao se confirmar o cadastro, uma nova página solicitando usuário e senha será aberta e a partir daí o acesso estará liberado e os créditos cairão automaticamente após compras em estabelecimentos devidamente cadastrados onde o CPF ou CNPJ utilizado no cadastro do consumidor for informado.

  3. 3

    Para consultar os créditos deve-se acessar o mesmo endereço eletrônico e clicar na opção "consultar créditos" logo abaixo da opção "cadastre-se aqui", no menu à esquerda da página inicial. O acesso será feito mediante apresentação de usuário (número do CPF ou CNPJ) e senha cadastrada.

  4. 4

    Os estabelecimentos que estão obrigados a emissão da Boa nota fiscal, deverão informar aos consumidores esta condição através de placas ou avisos que estejam afixados em local visível. As empresas que obtiveram receitas inferiores ao valor estimado para a obrigatoriedade da adesão do programa, podem optar espontaneamente pela utilização do mesmo já que ofertar este tipo de nota pode ser considerado um diferencial competitivo, já que desperta o interesse dos consumidores em poder abater o valor dos créditos gerados no pagamento do IPTU.

Dicas e AVISOS
  • Sonegar impostos é crime, exija a nota fiscal em todas as suas compras.
Comentários
blog comments powered by Disqus