» Hobby » Artes e Entretenimento » Notas musicais para teclado: como ler

Notas musicais para teclado: como ler

Galeria
Notas musicais para teclado: como ler

O teclado é um dos instrumentos mais completos do ramo musical. Podendo reproduzir sons de muitos outros instrumentos, o teclado é muito utilizado na música instrumental, pois com ele é possível ter quase que uma banda inteira em um só instrumento.

Porém um dos sons mais comuns e mais utilizados no teclado é o de piano. Alguns modelos de teclados profissionais possuem dezenas de variações de som para esse instrumento que permite que os músicos toquem as mais diversas sinfonias, adicionando também efeitos durante a música.

O teclado é composto por combinações de teclas conhecidas como “oitavas”. Uma oitava é o espaço considerado de Dó a Dó (teclas brancas), juntamente com as teclas sustenidas (teclas pretas). Ao se pressionar uma dessas teclas, o som correspondente a mesma é reproduzido pelos auto falantes do instrumento, mas se você pressionar corretamente um conjunto dessas teclas, obterá um acorde, também conhecido como nota, que é a base musical para qualquer instrumento.

Nos passos abaixo, você irá aprender como ler notas musicais para teclado e dar início aos estudos para começar a tocar esse maravilhoso instrumento. Boa sorte!

Instruções
  1. 1

    Primeiramente, é necessário saber qual o som correspondente a cada tecla de uma oitava. Em alguns modelos de teclado existe um gabarito com as notas sobre cada tecla, porém utilizando uma nomenclatura universal. A tecla “C” refere-se a nota “Dó”; a tecla “D” refere-se a nota “Ré”; a tecla “E” refere-se a nota “Mi”; a tecla “F” refere-se a nota “Fá”; a tecla “G” refere-se a nota “Sol”; a tecla “A” refere-se a nota “Lá” e a tecla “B” refere-se a nota “Si”. As teclas pretas reproduzem sons que podem ser sustenidos ou bemóis, dependendo do momento da música que você está tocando (verifique a imagem para saber quais são esses sons).

  2. 2

    Agora, você precisará saber como fazer os acordes. Esses geralmente são feitos por combinações de três ou mais teclas que, ao serem pressionadas juntas emitem um som harmonioso que também é chamado de nota. Existem diversos acordes possíveis para teclado e você poderá conhecê-los clicando aqui.

  3. 3

    Sabendo quais são os acordes, agora será simples conseguir fazer a leitura das notas de teclado. Ao pegar uma cifra, verifique quais são as combinações de acordes que existem na mesma, por exemplo: C, C7, A#m e outras. Verifique no dicionário de acordes ou no dicionário de cifras para saber quais teclas deverão ser pressionadas para formar o acorde desejado e pronto! Basta decorar a localização de cada acorde no teclado e tocar a sua música. Não deixe de treinar bastante cada acorde e chegará o momento em que você não irá mais precisar de um dicionário para fazer a leitura das notas.

Comentários
blog comments powered by Disqus