» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » O que é cidadania

O que é cidadania

Galeria
O que é cidadania

Cidadania está intimamente ligada ao conjunto de direitos e deveres de todos os indivíduos que convivem em uma sociedade civil, além disso, está ainda mais inerente aos direitos políticos que sem os quais o indivíduo não poderia intervir nas decisões do Estado que permite a sua participação direta ou até mesmo indiretamente por meio de seus representantes.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Sendo nosso Estado Democrático de Direito e essa democracia semidireta ou participativa todos os cidadãos tem a obrigação de votar e também poderá ser votado, através do direito de voto o indivíduo poderá intervir na direção dos negócios públicos do Estado, na formação do governo e na sua administração. No entanto, aquele que exerce sua cidadania por meio do voto também tem deveres e, os direitos de cada um são garantidos a partir do cumprimento de seus deveres.

  2. 2

    A nacionalidade é um requisito primordial da cidadania, pois ser nacional de um Estado é fundamental para o exercício dos direitos políticos. Porém, existem indivíduos que são nacionais de um Estado, mas que por alguma razão não podem exercer os direitos políticos seja por impedimento ou cassação. Entretanto, o voto somente é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para maiores de 70 anos, maiores de 16 anos e analfabetos.

  3. 3

    Com esse poder investido a cada cidadão ele poderá executar seus deveres e exercer a sua cidadania de uma forma muito simples e eficaz, poderá realizar ações esperando mudanças que leva a sociedade a evoluir cada vez mais de forma digna e participativa. O povo tem o poder em suas mãos e, em regra elegem representantes através do voto para que assim estes exteriorize a vontade dos demais.

  4. 4

    Contudo isso, os direitos políticos são direitos fundamentais da primeira geração que dizem respeito às liberdades individuais que, garantem liberdades públicas e direitos civis que são de resistência ou oposição perante o Estado. A constituição federal rege todas as normas relacionadas aos direitos políticos, direitos fundamentais e deveres de todos os indivíduos pertencentes a uma sociedade civil.

  5. 5

    Desse modo, a cidadania deriva do latim “civitas” que significa cidade e, em breves palavras nada mais é do que já foi mencionado acima, o conjunto de direitos e deveres que são exercidos através da nacionalidade de cada indivíduo, ou seja, de cada voto em que o cidadão dá e até mesmo do voto que os eleitos recebem com a finalidade de progresso e desenvolvimento do Estado para um governo melhor e mais digno em favor da sociedade.

Comentários
blog comments powered by Disqus