» Casa » O que é fundamentação teorica: saiba mais

O que é fundamentação teorica: saiba mais

Galeria
O que é fundamentação teorica: saiba mais

Sempre que se está escrevendo um artigo científico que deve ser compartilhado na academia, com seus professores e colegas, ou seja, é um artigo que se dispõe a dialogar com o conhecimento que é produzido naquele espaço, é importante realizar a fundamentação teórica. Muitos alunos, principalmente os que estão chegando agora e iniciando uma vida universitária, costumam não entender muito bem o que significa uma fundamentação teórica. Este texto destina-se a esclarecer suas dúvidas sobre este assunto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O objetivo de uma fundamentação teórica é acima de tudo o de situar o artigo que você está redigindo. Se por exemplo, você está escrevendo uma dissertação sobre literatura brasileira, você precisa fundamentar este artigo teoricamente, o que nada mais significa do que apresentar outros teóricos do mesmo campo de conhecimento, os seus argumentos, no texto que você está produzindo. Você precisa apresentar quais são as ideias já divulgadas no meio acadêmico que complementam, que endossam, as ideias que você próprio está apresentando e colocando para análise.

  2. 2

    Muitos são os problemas de se apresentar um trabalho que não possui fundamentação teórica. O principal e o mais óbvio é o de que o seu artigo não será levado a sério, não ganhará crédito no meio acadêmico, porque a partir dele não criado nenhum novo conhecimento. É necessário estabelecer um diálogo coeso entre o que já foi publicado no seu campo de pesquisa e o que você está pretendendo escrever. Sob esse aspecto, um mestrando em medicina que deseja redigir um trabalho sobre cardiologia precisa por obrigação citar outros trabalhos na mesma área de cardiologia que o levaram a chegar àquela determinada conclusão.

  3. 3

    Não se pode imaginar que o leitor do seu artigo conheça a fundo a sua área de pesquisa, muitas vezes a fundamentação teórica serve para situar esse leitor menos familiarizado com os conceitos sendo discutidos no trabalho. Mesmo que o artigo se destine à comunidade acadêmica que, presume-se, entenda sobre a área sobre a qual o trabalho fala, é preciso lembrar que de vez em quando estes trabalhos ganham uma esfera pública, por atingir grande interesse, e a fundamentação teórica terá imensurável valor neste momento, pois apresentará com força e dados as propostas, os estudos que conduziram a pesquisa naquela determinada direção. O leitor se sente muito mais satisfeito e você contribui com o engradecimento da cultura e da comunidade científica. É preciso provar de onde você tirou os argumentos com que dialoga nos trabalhos acadêmicos que redige.

Comentários
blog comments powered by Disqus