» Tecnologia » Software » O que é o illustrator

O que é o illustrator

Galeria
O que é o illustrator

A tecnologia permitiu que muitas coisas evoluíssem. Uma delas são os desenhos que passaram a ser digitais com a criação de alguns softwares. Um deles é o Illustrator, o programa da Adobe é um dos mais usados no mundo para o desenho vetorial.

Inicialmente o Adobe Illustrator foi desenvolvido para computadores da Apple, os chamados Macs, mas hoje em dia ele pode ser usado em diferentes plataformas, o que deu mais autonomia e difundiu a marca em todo mundo.

A ideia inicial era simples: um programa com o qual era possível fazer desenhos utilizando os recursos do computador - teclados, mouse, ou canetas especiais que permitem o desenho a mão livre. Saiba mais sobre o Adobe Illustrator e suas principais características.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de tudo é preciso saber a diferença entre imagem vetorial e imagem em pixel. Enquanto as imagens em pixels possuem pequenos “quadrados” que formam a imagem, a imagem vetorial é feita em vetores, ou seja em traços, o que permite o aumento e a diminuição das medidas sem que haja perda da qualidade da imagem. Isso ocorre nas imagens em pixels que, de acordo com o número de pixels, pode perder sua resolução.

    O Illustrator utiliza o desenho baseado nas curvas de Bézier, assim as linhas e curvas desenhadas são descritas matematicamente enquanto os círculos e arcos são representados por formas trigonométricas, o que torna cada uma delas bem precisa.

  2. 2

    Inicialmente os arquivos feitos no Illustrator utilizavam uma terminação Postscript, o que permitia a sua impressão em uma impressora comum, sem abrir arquivos no Illustrator. Com os arquivos PostScript, outras empresas desenvolveram programas que poderiam abrir e gravar arquivos do Illustrator. Assim o programa se tornou mais útil e foi melhor difundido.

    Ele permite uma interação com os demais programas da Adobe como Photoshop, After Effects, Premiere e outros que são usados para o tratamento de imagens e a produção de vídeos lineares e não-lineares, tornando-se de grande importância para diversas áreas.

  3. 3

    Desde a sua criação, em 1988, foram feitas muitas mudanças no Illustrator, porém as características básicas foram quase inalteradas. A interface é amigável e a própria Adobe oferece um programa de ajuda que ensina como utilizar as ferramentas do software.

    Ele é utilizado principalmente por designers, editores de vídeo, publicitários, ilustradores, artistas, enfim, quaisquer áreas que necessitam de desenho técnico, ilustrações, infográficos e áreas correlatas. O Adobe Illustrator é um programa pago, porém é possível fazer o download de sua versão trial. A partir daí o usuário decide se irá pagar pela licença do software ou não.

Comentários
blog comments powered by Disqus