» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » O que é restituição de imposto de renda

O que é restituição de imposto de renda

Galeria
O que é restituição de imposto de renda

Após ter declarado o imposto de renda, muitos já estão pensando na restituição do mesmo. Só que o problema é as dúvidas que começam a interagir e assim dificulta a vida de muitos brasileiros sem saber o que fazer. Portanto, esse artigo irá emitir algumas informações básicas do que você precisa saber sobre restituição do imposto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Certamente é o assunto que mais gera dúvidas e com isso muito dos brasileiros se perguntam o que é e como fazer. A restituição só passa a acontecer, quando os custos dedutíveis não são contados, isso tudo durante o período contribuído. Com isso, o contribuinte deve receber de volta o valor que foi pago a mais ao Imposto de Renda.

    Fique atento, por que você só irá ter esse direito, se for comprovado que o imposto que foi pago durante o ano, foi acima do combinado. Se você é uma das milhares de pessoas que tem seu imposto guardado por causa dos rendimentos que são abatidos em quantias pelo leão todo mês, fique sabendo que você tem todo o direito de receber a restituição. As pessoas que utilizam o carnê-leão e as que recebem renda do exterior, essas também têm garantia de receber a restituição.

  2. 2

    Para o recebimento da restituição, o contribuinte precisa saber que existe prioridade na hora de efetuar o valor. Sendo que os que têm acima de 60 anos e os que pagaram antecipados o IR, acredita-se que eles serão os primeiros a receber. Esses recebimentos são feitos em 7 lotes mensais, sendo que o primeiro acontece no dia 15 de junho e no dia 15 de dezembro ocorre o último lote.

    É bom saber que no primeiro lote serão abordados apenas os discernimentos dos que entregaram no prazo as declarações. Então, se você entregou no tempo certo, não se preocupe, pois será um dos primeiros a embolsar o valor. Já a pessoa que deixaram para a última hora acredita-se, que essas serão as últimas a receber a quantia.

  3. 3

    Fique sempre alerta, caso a restituição não seja creditada na conta bancária sugerida, o contribuinte deverá se informa do ocorrido no site da Receita Federal. Para isso, o mesmo precisa apresenta o protocolo de entrega da declaração e em seguida perguntar sobre o motivo do qual seu depósito não foi efetuado.

    E se eu cair na malha fina? O pagamento só será realizado após regular a sua situação. Feito isso, a Receita Federal terá até cinco anos para efetuar o seu reembolso.

Comentários
blog comments powered by Disqus