» Família » Férias e Planejamento de Viagens » O que precisa para tirar passaporte

O que precisa para tirar passaporte

Galeria
O que precisa para tirar passaporte

O passaporte é um documento obrigatório para quem viaja para fora do país, seja a negócios, a passeio ou para morar definitivamente em outro país. Esse documento é importante para que se tenha maior controle sobre a saída de brasileiros para o exterior e também para o controle dos estrangeiros que desembarcam em território brasileiro, visto que nos demais países do mundo, o passaporte também é um documento obrigatório.

A emissão de passaportes para brasileiros natos ou naturalizados é realizada pela Policia Federal através de um processo bastante rígido, porém simples de ser realizado por qualquer cidadão. São exigidos alguns documentos obrigatórios no momento de fazer seu passaporte, além do pagamento de uma taxa de emissão do documento. Além disso, somente o titular do passaporte poderá retirá-lo quando o mesmo estiver pronto, o que garante mais segurança ao processo.

Nos passos abaixo, você irá aprender o que precisa para tirar passaporte no Brasil. Siga-os e boa viagem!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente, preencha a solicitação de emissão do passaporte junto a Polícia Federal Brasileira clicando aqui. Serão solicitados todos os seus dados pessoais, assim como a numeração de seus documentos e dados profissionais. No final da solicitação, você poderá escolher o posto de atendimento da Polícia Federal mais próximo de sua casa para realizar a segunda parte do processo. Quando terminar de preencher o formulário, confira se todas as informações estão corretas e clique em “Enviar”. Anote o número de protocolo de solicitação que será gerado.

  2. 2

    Agora, será emitida uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de solicitação do passaporte. Pague-a em um dos agentes arrecadadores federais conveniados e apresente-se ao posto da Polícia Federal escolhido no momento da inscrição com a documentação exigida que são: documento de identidade, CPF, certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos), título de eleitor, certificado de naturalização (para estrangeiros naturalizados) e o comprovante de pagamento da GRU. Também é necessário apresentar o número do protocolo de inscrição que foi gerado no site.

  3. 3

    Agora, basta aguardar o prazo solicitado para confecção do documento. Você pode consultar o andamento do processo acessando o site da Polícia Federal clicando aqui. Quando o documento estiver pronto, compareça ao posto da Polícia Federal em que você foi atendido munido de seu documento de identidade no horário indicado no site e pronto! Agora, basta conseguir o visto para o país que você deseja embarcar e apresentar seu passaporte no momento do embarque!

Dicas e AVISOS
  • Você pode obter maiores informações sobre o passaporte acessando o site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/simba/passaporte/requerer-passaporte).
Comentários
blog comments powered by Disqus