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O Que Seus Filhos Precisam Comer

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Alimentação saudável e equilibrada é fundamental, sobretudo durante os primeiros anos de vida. É por isso que é fundamental saber quais os nutrientes necessários para alimentar os nossos filhos. Os antigos acreditavam que uma criança bem nutrida era uma criança gordinha, mas hoje sabemos que isso não corresponde à realidade e que o mais importante é apostar numa alimentação balanceada desde os primeiros dias de vida do bebê. Durante os primeiros meses de vida o leite materno ajuda a crescer e a fortalecer os ossos e o sistema imunológico, mas depois se torna necessário integrar novos alimentos. Confira aqui os nutrientes mais importantes para o seu filho.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
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    Estabeleça uma lista de nutrientes fundamentais de acordo com a idade do seu filho. Essa lista deve variar em cada fase da vida da criança. Proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais devem integrar os alimentos dessa lista, sempre de forma equilibrada.

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    A partir do meio ano e até aos dois anos, seu filho deve iniciar o consumo de frutas, verduras, carnes, carboidratos e derivados do leite. Entre os principais alimentos nessa fase da vida estão as sopas de verduras verde-escuras (fonte de ferro) e também os alimentos ricos em cálcio, como os iogurtes naturais.

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    Quanto às proteínas, é importante apostar em alimentos como feijão e carne moída. As vitaminas devem ser ingeridas, sobretudo, através de frutas como manga, maçã, abóbora e goiaba.

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    Entre os dois e os seis anos de idade os principais alimentos devem ser diversificados. Mantenha o leite e os iogurtes como fonte de cálcio e não esqueça o ferro, que pode ser encontrado em carne bovina, feijão e cereais. Ovos, peixe, frango e arroz também devem integrar uma dieta equilibrada.

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    O próximo passo se situa entre os seis e os dez anos de idade. É uma época em que as crianças devem engordar cerca de três quilos por ano e para que isso aconteça é necessário introduzir vários nutrientes, como os brócolis cozidos, fígado, cenoura cozida e frutos ricos em vitamina, como acerola, caju, laranja, goiaba e morango.

Dicas e AVISOS
  • Mantenha a regra familiar de comer sentado na mesa. É importante que todos os membros da família fiquem sentados na mesa durante a refeição e que seu filho aprenda isso desde bebê. Durante esse tempo da refeição é importante manter a televisão desligada.
  • A partir de determinada idade é quase inevitável o contato com fast-food. O truque não é proibir, mas sim tornar esse tipo de refeição numa exceção.
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