» Hobby » Artes e Entretenimento » Obras de Monteiro Lobato: conheça as melhores

Obras de Monteiro Lobato: conheça as melhores

Galeria
Obras de Monteiro Lobato: conheça as melhores

Os clássicos e contos infantis alimentam a imaginação das crianças e de muitos adultos também, levando – nos a países imaginários, situações de aventuras, perigos e fantasias. Quem nunca assistiu, leu ou ouviu falar de contos de fadas, princesas e tantos outros que conhecemos.

No Brasil temos grandes escritores que contribuem para a infância e a cultura do país, um destes responsáveis é o renomado José Bento Renato Monteiro Lobato, mas conhecido como Monteiro Lobato, nascido no interior de São Paulo, cidade de Taubaté em 18 de abril de 1882, Lobato foi alfabetizado por sua mãe, ao sete anos de idade entrou em um colégio, o seu amor pela leitura surgiu quando descobriu uma biblioteca imensa na casa de avô, se fascinou e deixou-se levar pelas incríveis historias dos livros.

Escritor, contista, tradutor e ensaísta, este percursor da literatura infantil, foi responsável por várias traduções de contos como o de Alice no País das Maravilhas.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Contos, Fabulas e Aventuras.
  1. 1

    Lobato teve vários livros publicados, mas o que se deu seu maior lançamento foi em 1920, com o livrão “A menina do Nariz Arrebitado.” Quase todos os seus livros são para o público infantil e em quase todos as histórias são passadas em um sitia no interior do Brasil, chamado Sitio do Pica-Pau Amarelo, neste sítio encontra-se personagens criados por Lobato como a querida Emília que é uma boneca de pano muito bagunceira; Tia Nastácia é a criadora da Emília e a melhor cozinheira de todo o mundo; Narizinho é uma menina chamada Lúcia criada pela avó Dona Benta, menina meiga e muito esperta; Pedrinho é o neto de Dona Benta, primo da Narizinho que vai ao sítio todas as férias para se divertir; Dona Benta é uma simpática senhora que adora contar historias; Saci, menino negro de uma perna só e muito peralta; Visconde, um sabugo de milho muito inteligente; Cuca é uma bruxa com cara de jacaré que mora em uma caverna; Caramujo, é um médico que cura qualquer doença com suas famosas pílulas; Rabicó é um porquinho que só pensa em comer e brincar; Quindim é um rinoceronte que fugiu do circo, muito esperto e prestativo.

  2. 2

    As obras de Lobato foram feitas para criança e adultos também, para os adultos foram lançados obras como: O Saci Pererê: resultado de um inquérito, Urupês, Problema vital, Cidades mortas, Ideias de Jeca Tatu, Negrinha, A onda verde, O macaco que se fez homem, Mundo da lua, Contos escolhido, O garimpeiro do Rio das Garças, O Presidente Negro/O choque, Mr. Slang e o Brasil, Ferro, América, Na antevéspera, Contos levem, O escândalo do petróleo, Contos pesado, O espanto das gentes, Urupês, outros contos e coisas, A barca de Gleyre, Zé Brasil, Prefácios e entrevistas, Literatura do minarete, Conferências, artigos e crônicas, Cartas escolhidas, Críticas e outras notas e Cartas de amor. Seus livros para adultos eram baseados na realidade daquela época.

    Para as crianças seus livros foram: A menina do narizinho arrebitado, Fábulas de Narizinho, Narizinho arrebitado, O marquês de Rabicó, A caçada da onça O noivado de, Aventuras do príncipe, O Gato Félix, A cara de coruja, O irmão de Pinóquio, O circo de escavalinho, A pena de papagaio, O pó de pirlimpimpim, Novas reinações de Narizinho e o O museu da Emília.

    Como não podia faltar a turminha do sítio, Lobato fez uma coleção, onde conta a historia que a turminha apronta no sítio, esta coleção conta com os livros: , O Saci, Fábulas, As aventuras de Hans Staden, Peter Pan, Reinações de Narizinho, Viagem ao céu, Caçadas de Pedrinho, História do mundo para as crianças, Emília no país da gramática, Aritmética da Emília, Geografia de Dona Benta, História das invenções, Dom Quixote das crianças, Memórias da Emília, Serões de Dona Benta, O poço do Visconde, Histórias de Tia Nastácia, O Pica-pau Amarelo, O Minotauro, A reforma da natureza, A chave do tamanho, Os doze trabalhos de Hércules e Histórias diversas.

  3. 3

    Com seu falecimento em 1948, o Brasil perdeu esse grande homem que fez da leitura algo prazeroso, contribuiu para o desenvolvimento da leitura e cultura no país. Até hoje seu trabalho é lembrado e respeitado, seus seguidores e fãs matem sua obra e sua memória.

Dicas e AVISOS
  • Se você gostou da turminha do sítio, em Taubaté você pode conhecer o Sítio do Pica – Pau amarelo.
Comentários
blog comments powered by Disqus