» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Origami passo a passo

Origami passo a passo

Galeria
Origami passo a passo

O origami é uma tradição japonesa, é uma dobradura que muito pequena que os orientais fazem em forma de pedido como se fosse uma espécie de promessa, a qual eles pagam fazendo milhares destas pequenas dobraduras, que além de terem este lado tradicional também servem com decoração de um ambiente.

Em primeiro lugar para conseguir fazer um origami é necessário ter muita paciência, pois as dobraduras que precisam ser feitas realmente são minúsculas. O pássaro é o origami mais conhecido em todo o mundo, mas existem dezenas de animais que podem ser reproduzidos através de algumas combinações de dobras em papel. Confira abaixo como fazer origami passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • papel
  1. 1

    A borboleta é um dos origamis menos complexo de se fazer. Para reproduzir este animal em uma dobradura pegue o papel quadrado, em seguida dobre-o unindo uma diagonal à outra, fazendo um risco ao meio.

  2. 2

    Agora pegue a diagonal direita e dobre até a parte de baixo do papel, normalmente esta dobradura vai ficar desproporcional, porém é assim mesmo. Vire a ponta de cima da outra diagonal para o outro lado, de modo à forma duas abas em que os dedos possam ser encaixados e o papel aberto.

  3. 3

    Desfaça a dobradura que foi feita anteriormente, e no local exato da marca faça uma espécie de relevo que será o corpo da borboleta. Basta puxar um pouco desta dobra para cima.

  4. 4

    Em seguida dobre as abas que sobraram da borboleta, puxe uma de casa lado deixando-as na horizontal, como se fossem asas de um avião. Finalize fazendo uma dobra bem pequena da ponta de cada asa seguindo a tradição japonesa.

  5. 5

    Também é possível um outro tipo de origami de borboleta mais complexo. Pegue um papel dobre-o ao meio na vertical. Em seguida faça dois vincos um em cada lado do papel.

  6. 6

    Agora faça cinco dobraduras verticais e diagonais no papel, como se fosse uma espécie de sanfona desalinhada. Desfaça as dobraduras e dobre novamente formando vale na vertical.

  7. 7

    Dobre o papel como se fosse um leque, porém os dois lados devem estar em sentidos contrários. O meio das dobras deve ficar fino. Encoste as duas extremidades do origami uma na outra para formar as asas da borboleta. Para finalizar afaste-as um pouco com cuidado para não rasgar o papel e faça uma pequena dobrinha na ponta de cada asa. Este origami pode ser pendurado pela casa e utilizado como objeto de decoração.

Dicas e AVISOS
  • Limpe as mãos antes de começar a fazer o origami.
  • Cuidado para não rasgar o origami durante as dobraduras
Comentários
blog comments powered by Disqus