» Hobby » Feriados e Celebrações » Origem do carnaval

Origem do carnaval

Galeria
Origem do carnaval

O Carnaval, festa que para muitos caracteriza o Brasil, não surgiu aqui. Sua origem é muito antiga, remetendo ao ano 600 a.C. na Grécia. Naquela época as festividades tinham o objetivo de agradecer pela colheita e eram dedicadas aos deuses da fertilidade.
Quase mil anos depois a Igreja Católica adotou a data e ela passou a ser comemorada em vários lugares da Europa.

A festa chegou em terras tupiniquins durante o século XVII, trazida por imigrantes e logo foi incorporada aos costumes do país. Atualmente o Brasil possui o maior Carnaval do mundo, com suas próprias tradições e modos de festejar.
Confira abaixo dados históricos e curiosidades sobre o Carnaval.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O Carnaval brasileiro, assim como o de Nova Orleans, foi inspirado no Carnaval parisiense. As fantasias, bailes de mascaras e até mesmo os desfiles com alegorias eram tradicionais na capital francesa durante o século XIX.

  2. 2

    O Rei Momo, figura muito tradicional do Carnaval, representa um deus que foi expulso do Olimpo por gostar de ridicularizar as outras divindades. Na Roma Antiga o mais belo soldado era coroado como Rei Momo. Durante os três dias do Carnaval ele era o anfitrião de toda a festa, para depois ser sacrificado no altar de Saturno. Mais tarde um homem gordo passou a ser escolhido todo ano para ser o Rei Momo. A tradição chegou ao Brasil através de imigrantes espanhóis.

  3. 3

    Os blocos carnavalescos surgiram no século XIX, quando multidões tomavam as ruas para comemorar o Carnaval. Não havia distinção entre os blocos até o inicio do século XX, época em que as elites intelectuais brasileiras apontavam para a importância de criar tradições tipicamente brasileiras. A partir da década de 20 o Carnaval do Brasil passou a se distanciar dos outros que existiam pelo mundo.

  4. 4

    A primeira escola de samba foi fundada em 1928 e se chamava Deixa Falar. A agremiação se tornou bem mais tarde a Escola de Samba Estácio de Sá. No inicio da década de 30 muitos blocos se transformaram em escolas de samba. O samba moderno, que havia surgido como um ritmo novo, foi responsável pela expansão das agremiações. Portela, Mangueira e Unidos da Tijuca estão entre as escolas mais antigas ainda em atividade.

  5. 5

    A data do Carnaval é calculada de acordo com a data da Páscoa. As festividades devem sempre acontecer 7 semanas antes do domingo de Páscoa. Ambas as datas são móveis, acontecendo em dias e até meses diferentes.

Comentários
blog comments powered by Disqus