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Ovo tem Proteina: conheça a importância do alimento

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Fonte de proteínas por excelência, o ovo é um alimento universalmente conhecido e consumido. Constituído pela clara e pela gema, este alimento reúne uma quantidade significativa de vitaminas e minerais importantes para o bem-estar físico de pessoas de todas as idades.

Integrante principal e secundário de inúmeras receitas, o ovo pode ser consumido com regularidade, desde que observadas as quantidades e eventuais contra-indicações existentes.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    A importância do ovo é transversal a vários domínios, dado que a proteína que nele se encontra pode ser absorvida pelo organismo. Em adição, o ovo contém os 09 aminoácidos essenciais, cuja produção orgânica não é possível.

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    Um dos aspectos mais relevantes do ovo respeita à clara, parte branca do alimento que concentra 60% do total do seu peso. Nela se encontram água e albumina, proteína fundamental para o desenvolvimento muscular.

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    O consumo diário de ovo permite, graças à presença de zeaxantina e luteína na sua composição, a redução do risco de desenvolver doenças oculares como as cataratas. Além disso, este alimento previne o câncer da mama, principal doença entre as mulheres causadora de mortalidade elevada.

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    Um dos motivos que melhor justifica a importância do ovo no âmbito de uma alimentação equilibrada e de um bom estado de saúde reporta à quantidade e diversidade de minerais presente neste alimento. Entre eles se encontram o ferro (auxiliar de luxo na produção dos glóbulos vermelhos do sangue), o cálcio (elemento fundamental no fortalecimento da estrutura óssea e dentária) e o zinco, substância que fomenta a melhoria da imunidade do organismo.

    Em adição, o ovo contém iodo, fósforo e selênio, cuja atuação é importante na proteção das células para evitar que oxidem.

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    Para finalizar, é importante lembrar que o ovo é um dos poucos alimentos que possuem vitamina D naturalmente na sua composição – vitamina essa responsável pela formação saudável da dentição e da estrutura óssea, fortalecimento do sistema imunitário e prevenção de enfermidades como a hipertensão e a diabetes. A vitamina D funciona também como um elemento potenciador da perda de peso, sendo que por isso o consumo de ovos cozidos é aconselhado em dietas hipocalóricas pela sua capacidade de saciedade.

Dicas e AVISOS
  • Para os homens e mulheres que sofrem com fraqueza capilar ou crescimento lento de seu cabelo, a inserção de ovos na sua dieta alimentar é fundamental para melhorar esse problema, já que este alimento contém enxofre e vitamina B12 que contribuem positivamente para a melhoria desses quadros.
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