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Como Passar um Documento do Word para PDF

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Como passar um documento do Word para PDF

O formato PDF (Portable Document File) foi criado pela Adobe há alguns anos com o intuito de facilitar o compartilhamento de arquivos, com segurança, por meio da rede mundial de computadores. O formato trata-se de um tipo de “impressão virtual”, ou seja, agora é possível imprimir arquivos sem utilizar nenhuma folha de papel ou tinta, já que no processo é criado um arquivo que não pode ser alterado, como acontece pelos arquivos criados por editores como o Word, Open Office e outros.

Criar um arquivo em PDF é um processo simples e pode ser realizado com facilidade por qualquer usuário de computador, mesmo os mais leigos. No caso do editor de texto Word, da Microsoft, quem possui instalado em sua máquina a versão de 2007 ou superior, pode criar arquivos nesse formato direto no aplicativo, sem a necessidade de utilizar outro software.

Agora você irá descobrir como passar um documento do Word para PDF de uma maneira simples. Confira!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Após digitar o texto desejado ou abrir um documento do Word, clique no botão “Arquivo” localizado na parte superior esquerda do programa (neste exemplo utilizamos a versão 2010 do Microsoft Word, mas o procedimento é o mesmo em outras versões acima da 2007).

  2. 2

    Serão mostradas as opções do programa em uma barra lateral. Selecione a opção “Salvar” ou “Salvar Como”. Uma caixa de diálogo será aberta para que você selecione o local em que o arquivo será salvo no computador, após escolher a pasta no disco, digite o nome desejado para o arquivo e mude o tipo de arquivo de “Documento do Word” para “PDF”.

  3. 3

    Por fim, basta clicar em “Ok” e aguardar alguns segundos até que o arquivo seja criado. Utilize um leitor de PDF como o Acrobat Reader para abrir o arquivo em seu computador. Caso você não possua o Acrobat Reader instalado, poderá fazer o download gratuitamente.

  4. 4

    Caso sua versão do Microsoft Word seja inferior a 2007, faça o download do programa PDFCreator. Após instalar o programa, basta pressionar o comando “Ctrl+P” em seu teclado e selecionar a impressora virtual “PDFCreator” que será instalada em seu PC. O PDFCreator ainda dispõe de ferramentas de configuração que permitem personalizar o arquivo antes de sua criação, essas opções serão exibidas logo que o arquivo seja enviado para impressão.

Dicas e AVISOS
  • O tempo de criação dos arquivos em PDF pode variar de acordo com as configurações de seu PC, tamanho do documento e também a quantidade de imagens presentes em seu texto.
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