» Família » Bem-Estar da Família » Passo a passo da gravidez

Passo a passo da gravidez

Galeria
Passo a passo da gravidez

A gravidez é um momento muito especial na vida das mulheres. Significa não apenas uma mudança definitiva na vida da família, como também passar por pequenas mudanças físicas e psicológicas ao longo de toda a gestação. São nove meses de descobertas e desafios, quanto mais informados a mãe e o pai estiverem, melhor vão lidar com as novidades.

Preparamos um resumo explicando o que acontece no corpo da mulher, da hora da concepção até a do parto. Para saber tudo sobre o passo a passo da gravidez veja o guia abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiro trimestre:

    As principais mudanças que a mulher passa nesse período são hormonais. Até então, apenas dois hormônios principais existiam no organismo, à medida que o óvulo fecundado desce das trompas em direção ao útero, novos hormônios começam a ser fabricados. Por causa deles a mulher pode sofrer bruscas mudanças de humor e prisão de ventre. Pode também começar a enjoar, se sentir cansada e dormir mais do que o habitual.

    Nessa etapa o bebê é menor que um grão de arroz, a partir do segundo mês ele desenvolve o cérebro, a coluna vertebral e o coração. No final do terceiro mês ele já terá o tamanho aproximado de um morango.
    Se a mulher tiver uma alimentação equilibrada o normal é que engorde entre um e dois quilos.

  2. 2

    Segundo semestre:

    É nessa etapa que a gravidez começa a dar os primeiros sinais externos. A cintura engrossa e a barriga cresce levemente, assim como os seios. Os enjôos tendem a desaparecer na mesma proporção em que o apetite se torna maior. Pode haver inchaço nas pernas e pés da mulher. O normal é que a grávida engorde de cinco a sete quilos nesse período.

    O bebê cresce bastante, chegando ao final do sexto mês com cerca de 33 centímetros. Agora a mãe já consegue sentir o bebê se mexendo.

  3. 3

    Terceiro trimestre:

    Na etapa final da gravidez a mulher já apresenta desgaste físico e muitas vezes psicológico em relação às mudanças corporais que enfrentou. Pode sentir falta de ar e dificuldade para dormir. Nesse período engordará cerca de cinco quilos. Na reta final é preciso ir ao obstetra a cada duas semanas. É preciso ficar atenta para perceber se a bolsa de líquido amniótico não estourará antes do tempo. Algumas vezes o líquido sai aos poucos em vez de estourar de uma vez. Caso sinta qualquer tipo de dor procure o médico imediatamente.

    O bebê engorda cerca de 100 gramas por dia nas semanas finais. Por isso passa a se mexer menos, já que agora possui pouco espaço dentro da barriga.

Comentários
blog comments powered by Disqus