» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Passo a passo para abrir uma empresa

Passo a passo para abrir uma empresa

Galeria
Passo a passo para abrir uma empresa

Muitos de nós já pensamos em obter o sucesso financeiro de várias maneiras diferentes, mas muitas vezes não sabemos as melhores formas de se alcançá-lo.
As pessoas mais bem sucedidas não são aquelas que trabalham em uma grande empresa, mas sim aquelas que possuem uma grande ideia e a transformam no seu próprio negócio. Por isso, pra quem deseja abrir a própria empresa é fundamental saber detalhes do processo. Isso mantém o desenvolvimento da futura organização, de forma que fique bem estruturada, aguente a forte concorrência e não sucumba às primeiras dificuldades.

Instruções
  1. 1

    Se você já possui a sua ideia de negócio, parabéns. Esse é o primeiro passo de uma viagem longa e nada fácil, mas que com um pouco de esforço e dedicação, pode melhorar a vida de quem nela se arrisca.
    Saber o tipo de empresa que se deseja abrir é fundamental. Esteja focado em ideias novas e revolucionárias, que tenham viabilidade e sejam lucrativas.
    Faça uma pesquisa na região, procurando saber que tipos de negócios são mais visados pela população. Analise dados estatísticos na câmara do comércio de sua cidade ou procure por dados sobre educação para analisar a viabilidade de uma franquia de cursinho ou papelaria. Seja qual for a sua ideia, o essencial no início dessa jornada é estudar a viabilidade daquilo que se tem em mente.

  2. 2

    Elabore um plano de negócios detalhado.
    O SEBRAE é o órgão nacional responsável pelo suporte às micro e pequenas empresas que vêm surgindo a cada dia no mercado brasileiro. Ele fornece informações cruciais para quem deseja administrar o próprio negócio e deve ser o guia para seguir em frente com a nova empresa.
    Na página do SEBRAE, você poderá encontrar, entre outros arquivos, um guia chamado “Como elaborar um plano de negócios”. Esse guia será o seu mais novo livro de cabeceira, devendo ser estudado e seguido em detalhes. Nele você encontrará o passo a passo para abrir a sua empresa e obter sucesso no resultado final. É claro que toda empresa necessita de uma boa administração, portanto se você está realmente engajado no projeto e possui recursos para tal, é importante investir em cursos na área de gestão e administração de empresas.

  3. 3

    Faça uma análise da concorrência.
    Procure saber informações de outras empresas semelhantes na mesma região que você pretende atuar. Estude as empresas concorrentes de modo a conhecer os seus pontos fortes e fracos, explorando-os. Se você identificar que a clientela de uma região procura por pães doces, por exemplo e as padarias concorrentes não oferecem esse tipo de pão, então seja sábio e ofereça o serviço desejado. Se você pensa em abrir uma empresa de prestação de serviços, pesquise quais serviços são mais requisitados e procure oferecê-los no seu novo negócio.

  4. 4

    Tenha capital.
    A solidez de uma empresa não é conquistada com facilidade, ainda mais nos seus primeiros anos. Será necessária uma boa quantia de dinheiro para dar início à sua empresa e mais dinheiro ainda para mantê-la funcionando no início. Esse dinheiro é o chamado capital de giro, necessário para manter funcionamento da empresa durante o período que ela não estiver gerando lucros.
    O mais importante para abrir uma empresa, é ter espírito de empreendedor. Portanto, siga em frente tomando todas as decisões necessárias e buscando sempre ajuda de órgãos especializados como o SEBRAE. Seguindo essas dicas, a sua empresa será sólida o suficiente para ganhar autonomia e crescer cada vez mais.

Comentários
blog comments powered by Disqus