» Família » Bem-Estar da Família » Passo a passo sobre gravidez: saiba mais

Passo a passo sobre gravidez: saiba mais

Galeria
Passo a passo sobre gravidez: saiba mais

A gravidez é tradicionalmente dividida em três trimestres. A gestação média realmente dura 40 semanas e não nove meses e às vezes isso pode ser confuso. Médicos diferentes podem medir trimestres de forma ligeiramente diferente, mas eles geralmente duram entre 12 a 14 semanas cada. Saiba mais e passo a passo sobre os trimestres da gravidez.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Definições

    O primeiro trimestre é o primeiro terço de uma gravidez e começa com a data da última menstruação. A ovulação não ocorre até cerca de duas semanas após o período menstrual, sendo que as duas primeiras semanas do primeiro trimestre são, na verdade, antes de o bebê ser concebido. O primeiro trimestre dura até o final da semana 13 da gestação. O segundo trimestre vai desde a semana 14 à 28. O terceiro trimestre dura desde o final do segundo trimestre até ao nascimento, que ocorre entre as semanas 38 e as 42 semanas.

    Os sintomas

    No primeiro trimestre, as mulheres grávidas começam a apresentar os primeiros sinais de gravidez, embora elas provavelmente não têm uma barriga visível ainda. Enjôos matinais, sensibilidade mamária e fadiga são sintomas comuns no primeiro trimestre. No segundo trimestre, o abdome se torna visivelmente maior e a futura mamãe pode começar a sentir seu bebê mexer. Náuseas e fadiga podem diminuir no segundo trimestre. O terceiro trimestre traz de volta a fadiga, juntamente com dores e inchaço.

  2. 2

    Desenvolvimento fetal

    Durante o primeiro trimestre, a maioria dos órgãos se formam no bebê em desenvolvimento. O feto cresce cerca de 8 centímetros de comprimento durante este trimestre. No segundo trimestre, o crescimento do feto prossegue rapidamente e atinge cerca de 36 cm de comprimento, até ao final deste trimestre. Durante o terceiro trimestre, o desenvolvimento dos pulmões e cérebro são o foco principal e o bebê cresce ao seu tamanho final, de 48 a 53 centímetros. O último trimestre é também o momento em que o bebê ganha gordura, o que irá ajudar a sustentá-lo após o nascimento.

  3. 3

    Testes

    No primeiro trimestre, depois de um teste de gravidez demonstrar a existência do bebê, testes comuns incluem exames de sangue para detectar quaisquer problemas subjacentes na mãe e um ultra-som para ver o desenvolvimento do feto. No segundo trimestre, as mulheres grávidas têm freqüentemente testes de triagem para problemas cromossômicos, como a síndrome de Down e testes de diabetes gestacional e pré-eclampsia. Um ultra-som em profundidade geralmente é feito em meados do segundo trimestre para avaliar o crescimento e desenvolvimento dos órgãos e também pode determinar o sexo do bebê, se os pais quiserem saber. O terceiro trimestre pode envolver monitoramento dos batimentos cardíacos do bebê e testes como estreptococo do grupo B, que procura pelas bactérias no trato vaginal.

Comentários
blog comments powered by Disqus