» Hobby » Patchcolagem: como fazer

Patchcolagem: como fazer

Galeria
Patchcolagem: como fazer

Para quem gosta de artesanato e tem muita criatividade, patchcolagem é um ótimo exercício. Com alguns materiais fáceis de encontrar, é possível criar os mais diversos trabalhos artesanais para uso próprio ou para presentear alguém. Faça os desenhos e reproduza as imagens que mais te agradam com a ajuda de tecidos e estampas delicadas por um baixo custo. Para início, existem kits para ajudar na montagem do primeiro trabalho, são lindos e de ótima qualidade. A ordem é deixar a criatividade fluir e criar trabalhos cada vez mais lindos. Faça lindos apliques em panos e toalhas de cozinha, lenços, lençóis, toalhas de banho, bolsas, almofadas e até roupas.

Instruções

Coisas que você precisa

  • tesoura
  • 1 retalho de tecido liso
  • 1 retalho de tecido estampado
  • agulha
  • ferro de passar
  • 1 metro de papel termocolante para tecido
  • linha para bordado
  1. 1

    O item principal para patchcolagem é o papel termocolante. Com ele, o acabamento do seu trabalho fica mais bonito além de facilitar o aplique das imagens. De um dos lados, ele é colante. Do outro lado, o mais áspero, ele possui uma cola termoativada, ou seja, ela é ativada com o calor do ferro de passar. Escolha os tecidos para seu desenho e combine as cores para que o seu trabalho fique mais charmoso. Use toda a sua criatividade para combinar as estampas mais diversas com florais, bolinhas, listras e cores lisas.

  2. 2

    O primeiro passo é escolher o desenho que queira aplicar no tecido. Faça um molde, sobreponha na parte lisa do papel termocolante e passe a caneta em volta. Recorte em torno do desenho deixando uma pequena margem. Coloque a parte áspera do papel termocolante de frente para o avesso do tecido escolhido. Coloque o ferro de passar já aquecido sobre o papel aplicado ao tecido e deixe alguns segundos. Ajuste o ferro para a posição Algodão. Tome o cuidado de não deixar o tecido queimar ou amarelar o papel.

  3. 3

    Faça isso com todas as peças do seu desenho. Você pode criar estampas sofisticadas, mas para que cada parte do desenho tenha uma estampa diferente, faça o recorte de cada uma das partes separadamente. Repita todo o processo anterior para cada peça do seu desenho. Depois que o tecido estiver colado no papel termocolante, faça o recorte correto sobre o risco da caneta e descole o papel para aplicar o recorte sobre o tecido. O aplique pode ficar ainda mais encantador com um bordado. Faça um bordado com ponto caseado em torno do aplique com linha especial para bordado de uma cor diferente. Se preferir, faça outros bordados para enfeitar ainda mais o seu trabalho.

Comentários
blog comments powered by Disqus