» Hobby » Patchwork aplique: saiba fazer

Patchwork aplique: saiba fazer

Galeria
Patchwork aplique: saiba fazer

O patchwork é um artesanato muito utilizado para fazer bolsas, panos de prato, colchas de cama, tapetes e o que mais a imaginação do artesão mandar. Esse artesanato originário do Egito continua fazendo sucesso nos dias de hoje. E não é necessário ter experiência para começar esse artesanato. Você pode aprender sozinho, com vídeos na internet ou revistas especializadas e é mais fácil de ser feito do que se imagina. Com força de vontade e capricho você mesmo no nível iniciante consegue fazer peças exclusivas, elas podem presentear amigos e parentes ou serem vendidas para complementar a renda. Conheça a arte de patchwork agora com os apliques e se apaixone por essa arte.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para começar os aplique em patchwork o primeiro passo é a escolha dos tecidos. Os tecidos devem ser de estampas diferentes, porém da mesma textura para ficar uniforme no momento do aplique. Após a escolha dos tecidos vamos para o molde do motivo, isso é para o formato das aplicações. Você pode escolher qualquer motivo, desde animais até flores, o importante é que ele seja de tamanho médio, assim a aplicação fica mais fácil. Você pode escolher mais de um motivo de uma vez, assim na hora de cortar e aplicar você terá vários motivos em vez de um único.

  2. 2

    Pegue todos os tecidos escolhidos e corte os em retalhos. Feito isso, costure um ao lado do outro formando um tecido inteiriço. Caso o motivo escolhido seja muito pequeno os retalhos devem ser menores, assim o motivo ficará mais colorido na aplicação. Após ter costurado todos os tecidos, chegou a hora de passar o molde sobre ele. Vire o tecido no verso e risque com ajuda de uma caneta todo o contorno. Recorte com cuidado cada detalhe para não ficar torto na aplicação. Para o acabamento temos duas opções, a primeira é a cola de tecido. Passe cola de tecido em todas as bordas do motivo e dobre para dentro toda a borda. O outro acabamento é a borda costurada, requer mais trabalho, pois você terá que costurar toda a borda antes da aplicação. Ambos os métodos são aplicáveis e dão um resultado muito bom.

  3. 3

    Escolha o material onde o seu aplique de patchwork ficará, pode ser uma bolsa, colcha ou pano de prato. Escolha o espaço no material e comece a aplicação. A aplicação assim como o acabamento das bordas pode ser feito com cola de tecido ou costurada. Faça seus apliques e invente moda.

Comentários
blog comments powered by Disqus