» Hobby » Artes e Entretenimento » Patchwork passo a passo moldes

Patchwork passo a passo moldes

Galeria
Patchwork passo a passo moldes

Para se trabalhar com Patchwork não existe técnica secreta nem complicada, mas sim criatividade e qualquer retalho de tecido que você puder utilizar e criam coisas maravilhosas e formam desenhos para compor enxoval de mesa, cama e banho. Confira agora alguns moldes e passo a passo de forma simples.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A técnica do patchwork é basicamente feita a mão, em ponto caseado e alinhavos pequenos, porém bem firmes onde a maquina de costura entra apenas na parte de montagem da peça bordada com o objeto a ser decorado, sendo preciso der marcado um quadro de 30x30 cm certinho com uma régua e depois você pode ir diminuindo de acordo com o modelo do molde que você escolher. Logo após os moldes terem sido cortados você precisará de uma régua de margem de costura ou uma calha de alumínio bem fina ( se encontra esse item em casas de materiais de construção) que pode substituir a régua de margem caso não encontre com facilidade, porém é importante que essa tenha 30 cm.

  2. 2

    Quanto aos tecidos não existe nenhuma regra em especial, basta você escolher os tecidos que combinam entre si, mas é preciso que os tecidos sejam lavados caso sejam novos para que a goma deles seja retirada. Coloque em água e uma colher grande de sal com uma tampa de vinagre ou álcool, deixe 5 horas de molho e ponha para secar e passe a ferro depois.

  3. 3

    Para que o patchwork ganhe um toque mais sofisticado faça sempre pontos regulares do mesmo tamanho e de preferencia pequenos, sendo recomendado com que sejam feitos com linha de bordar como aquelas de ponto cruz, pois elas possuem cores fortes e são bem resistentes. Uma dica bem importante para que a peça que você fez o patchwork não desfie quando for lavada é usar termolina, um produto que é próprio para esse tipo de artesanato e é facilmente encontrada nas lojas que vendem produtos para artesanato.

  4. 4

    O patchwork pode ser feito facilmente em pano de prato ou de copa, bolsas, toalhas de rosto ou banho, lençóis e edredons, toalhas de mesa e jogos de cozinha. Os motivos e molde são bem variados como bonecas, flores, vegetais e até mesmo temáticos como papai Noel, coelho da páscoa, dia das mães e podem se transformar em presentes maravilhosos.Os moldes de patchwork não possuem uma regra exclusiva e você pode extrair os mesmos de qualquer desenho ou algo que te inspirar, basta transferir o desenho para um papel bem firme como cartolina, papel cartão ou mesmo kraft. Para passar o molde para o tecido basta coloca-lo sobre o avesso do tecido, recorte e comece a bordar.

Comentários
blog comments powered by Disqus