» Alimentos » Receitas » Pátina passo a passo

Pátina passo a passo

Galeria
Pátina passo a passo

Pátina é o processo natural de envelhecimento de objetos, no artesanato a técnica com esse nome tem a função de simular um envelhecimento e dar uma nova roupagem ao móvel ou objeto. O método pode ser aplicado em praticamente todo móvel de madeira, se a peça estiver danificada ou arranhada a pátina ajuda a disfarçar e recuperar o item. Um ambiente todo decorado em pátina assume um ar bucólico e se torna mais claro devido a tonalidade esbranquiçada que a técnica produz.

Fazer pátina não é difícil, mas como todo método de reforma e restauração é preciso ficar atento a alguns detalhes. Para ajudar quem nunca utilizou o processo, elaboramos um guia de pátina passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Lixas número 80 e 120
  • Pincel médio de cerdas duras
  • Tinta latex em duas tonalidades
  • Betume
  • Verniz
  • Pincel médio de cerdas macias
  1. 1

    Retire o verniz da peça que for transformar. Para isso é preciso lixar até que a madeira esteja sem nenhum vestígio de verniz e sem pontas soltas. É a parte mais complicada do trabalho, já que exige um pouco de força física. A madeira deve ficar opaca e nivelada. Siga os veios da madeira, primeiro com uma lixa mais grossa, depois com outra mais fina.

  2. 2

    Com um pincel médio espalhe tinta látex da coloração de sua preferência. A cor mais utilizada é o branco, mas pintar em qualquer tom pastel também dá ótimos resultados. Só evite cores muito escuras e berrantes, já que o resultado final pode não ser satisfatório. Lembre-se que pátina é algo envelhecido, cores muito vibrantes não passam essa impressão. Pinte sempre em uma mesma direção e use secador de cabelos ou um ventilador caso desejo acelerar a secagem.

  3. 3

    Dilua a tinta látex em água, a medida é uma parte de água para três de tinta, usando um pincel de cerdas mais duras passe uma demão de tinta de outra cor sobre a camada branca. Espere secar e envernize.

  4. 4

    Para o efeito esbranquiçado tradicional, chamado de pátina provençal, deve inverter as cores, Passar uma camada de tinta escura por baixo e uma camada de tinta branca diluída por cima. Em vez da tinta, pode usar betume para escurecer a madeira. Utilize luvas e uma esponja para passar betume. Cuidado para não exagerar na quantidade e manchar a madeira.

  5. 5

    Passe a lixa fina sobre a tinta branca lugares estratégicos do móvel para dar um aspecto ainda mais envelhecido. Ás vezes são necessárias duas ou três camadas de tinta, tudo vai depender do estado do móvel. Depois de seco, passe verniz com um pincel macio

Dicas e AVISOS
  • Use luvas para proteger as mãos ao lixar e passar betume
  • Pode trocar a tinta latex, ou outra a base de água
Comentários
blog comments powered by Disqus