» Saúde » Peso ideal: saiba mais

Peso ideal: saiba mais

Galeria
Peso Ideal

Saúde é coisa séria. Cuidados com a alimentação e condição física são essenciais para que todos nós tenhamos uma vida confortável. Por isso, é necessário estar sempre atento a alguns pequenos detalhes que nos dão a segurança de estarmos no caminho certo. E um desses detalhes é o peso.

É muito natural, principalmente em épocas de fim de ano, perder um pouquinho o controle sobre a alimentação e passar do peso ideal. Mas isso pode ser evitado com algumas atitudes que fazem toda a diferença na hora em que você sobe na balança.

Veja a seguir algumas dicas para alcançar ou manter o peso ideal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Pratique alguma atividade física.

    Não é nenhum segredo. Para se manter em forma, o corpo tem que estar em movimento. Não adianta nada iniciar um dieta muito rigorosa e ter uma vida sedentária. Aliás, a melhor forma de combater o sedentarismo é saindo de casa e praticando uma atividade física, qualquer que seja. Pode ser natação, ciclismo, atletismo, musculação, enfim. No início é mais difícil, mas com o tempo, o corpo se acostuma e quando você menos esperar estará cheio de energia para o resto do dia.

  2. 2

    Cuidado com a alimentação.

    Procure evitar muita gordura. Na hora do almoço, monte seu prato de maneira mais equilibrada, privilegiando mais as saladas do que as carnes. Lembre-se: Quanto mais colorido for o seu prato, melhor para sua saúde. Evite os exageros. Uma comida muito gostosa pode custar caro para seu corpo depois.

    E lembre-se: Tenha sempre uma fruta como sobremesa. Pode não ser tão bom quanto comer um doce, mas fará um bem enorme para sua saúde.

  3. 3

    Mantenha o controle sobre seu peso ideal.

    Calcule seu peso ideal. É simples. Trata-se de um cálculo matemático que mede seu ICM, ou seja, Índice de Massa Corporal, para obter um indicativo de que você está acima ou abaixo do peso ideal.

    O cálculo, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, é muito simples. Basta realizar o cálculo seguinte:

    IMS = Peso/ altura X altura.

    Ainda segundo a OMS, o índice normal varia entre 18.5 e 24.9, sendo valores fora desse parâmetro, considerados não ideais.

  4. 4

    Por fim, a melhor dica é para você primar pelo equilíbrio em sua vida. Nada melhor do que o bom senso para fazer você chegar ao peso ideal. Saiba que não é necessário fazer muitos sacrifícios para conseguir isso, uma vez que o corpo humano é feito para se adaptar a diferentes situações, sendo assim, mesmo que no início de uma dieta ou nas primeiras semanas de academia você se sinta desconfortável, é questão de tempo até que seu corpo se adapte às novas condições e você passe a se sentir até mesmo mais confortável do que no início das atividades. Por isso , não tenha medo. Vá a luta por uma boa forma.

Comentários
blog comments powered by Disqus