» Hobby » Carros » Pesquisar pontos na CNH

Pesquisar pontos na CNH

Galeria
Pesquisar pontos na CNH

No Brasil, os condutores que cometerem infrações de trânsito, independente de sua gravidade, além de receber uma multa e ter que arcar com as demais consequências legais, também acumulam pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que, caso alcancem a soma de 20 pontos dentro do período de um ano, podem fazer com que o motorista perca o direito de dirigir e tenha que passar por uma reciclagem de condutores infratores junto aos órgãos de trânsito. Portanto, você deve ficar atento (a) as leis de trânsito e respeitá-las para evitar que você passe por esse tipo de transtorno.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o condutor que cometer qualquer tipo de infração de trânsito, de acordo com a sua gravidade, receberá uma quantidade de pontos que ficarão acumulados em sua CNH por um período de 12 meses. Ao final desse prazo, os pontos referentes a aquela infração são zerados, ficando o motorista livre da pontuação acumulada em sua carteira.

Para saber quantos pontos você acumulou, os DETRANs de cada cidade possuem, através de seus sites, opções para consulta de pontuação para que você saiba se está prestes a perder a sua carteira. Saiba como fazer isso, seguindo os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente, acesse o site do DETRAN de sua cidade. Neste artigo, iremos aprender a consultar com base no site do DETRAN do estado de Minas Gerais, porém o processo é bastante semelhante nos demais estados. Para acessar o site do DETRAN MG, utilize o link link .

  2. 2

    Agora, clique na opção “Habilitação” e em seguida na opção “Pontuação na Carteira Nacional de Habilitação”.

  3. 3

    Na página que será aberta, você deverá preencher os seus dados, de acordo com o modelo de sua carteira de habilitação. Digite o número do documento, a sua data de nascimento e a data da primeira habilitação, que constam no próprio documento. Em seguida clique em “Pesquisar”.

  4. 4

    Por fim, será exibida uma tela com a quantidade de pontos que você possui acumulado em sua CNH. Caso a quantidade de pontos seja superior a 20, procure imediatamente o posto de atendimento do DETRAN de sua localidade para regularizar a sua situação, pois caso você seja flagrado ao volante, poderá ter o seu veículo apreendido e ser autuado novamente.

Dicas e AVISOS
  • Caso você prefira, poderá realizar a consulta diretamente em um posto do DETRAN ou na delegacia de trânsito de sua cidade. Alguns municípios também dispõem de atendimento telefônico, em MG você pode discar 155.
Comentários
blog comments powered by Disqus