» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » pH da água

pH da água

Galeria
pH da água

A água é um bem essencial para todos, mas isso não significa que possamos beber e consumir todo o tipo de água. Os níveis de pH da água permitem ajudar a compreender se a água está ou não própria para consumo. Saiba mais sobre o pH da água.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O que é o pH?

    O pH descreve a acidez ou alcalinidade de uma solução. Um pH baixo indica condições ácidas e um pH elevado indica condições básicas. O pH é realmente uma medida da quantidade de íons de hidrogênio em uma solução. Na verdade, algumas pessoas pensam nisso como sendo o "poder de hidrogênio." Um pH baixo tem um grande número de íons de hidrogênio livres na água, enquanto que um pH elevado tem relativamente poucos. Tecnicamente, o pH é o logaritmo negativo da atividade de hidrogênio livre em uma solução.

  2. 2

    Como o é pH medido?

    O pH é medido em uma escala de 0 a 14, sendo o número 7 considerado neutro, ácido se for inferior a 7 e acima de 7 definido como base. Um número mais baixo representa um maior número de íons de hidrogênio e cada unidade de pH representa uma mudança de 10 vezes na concentração de íons de hidrogênio e da quantidade de acidez. Por exemplo, um pH de 6 tem dez vezes mais íons de hidrogênio livres do que um pH de 7 e cem vezes mais íons de hidrogênio livres do que um pH de 8.

  3. 3

    Por que é importante o pH?

    O pH é muito importante e é usado para monitorar a água e suas condições seguras. Muitos animais não podem viver em um nível de pH abaixo de 5 ou acima de 9. Uma vez que o intervalo de pH normal para a água ter sido estabelecido, uma subida ou descida no pH pode indicar a poluição química ou a chuva ácida.

    A água naturalmente contém muitos componentes diferentes, alguns dos quais são bons para nós, como micronutrientes em forma mineral e outros micro-organismos saudáveis. A água também pode conter metais pesados, pesticidas, resíduos de medicamentos despejados do abastecimento de água e de compostos nocivos químicos solúveis em água e de agentes patogênicos, tais como bactérias patogênicas, fungos e vírus. Como tal, é importante que o pH da água seja medido apropriadamente, para que a água seja devidamente analisada e catalogada.

  4. 4

    Qual o nível adequado de pH da água para que seja segura para beber?

    O nível de PH da água seguro para beber varia entre 6,5 e 9,5. O nível mais seguro do pH da água potável deve ser de 7, que é o nível da água pura. Quando a água tem um pH baixo é chamada de "água mole". Água macia é mais ácida, com o pH entre 6 e inferior e pode ser prejudicial para os metais e causar manchas na roupa. Quando a água tem nível de pH elevado, isto é "água dura". A água dura não é prejudicial, mas pode causar muitas coisas. A "água dura" tem um gosto ruim e faz com que se acumulem detritos nas canalizações. A "água dura" também pode criar uma aparência estranha à sua roupa e louça e até mesmo tornar o seu cabelo sem vida. Os níveis inadequados de pH da água podem não afetar a sua saúde em grande parte, mas podem causar problemas.

Comentários
blog comments powered by Disqus