» Saúde » Pilates define o corpo: saiba mais

Pilates define o corpo: saiba mais

Galeria
Pilates define o corpo: saiba mais

Atualmente as pessoas buscam cada vez mais a saúde integral e para isso alguns hábitos devem ser introduzidos para uma rotina saudável de vida. Dentre eles se destaca a atividade física, que possui uma diversidade enorme de vertentes, como a caminhada, a ginástica, a musculação, a corrida e o pilates que além de definir o corpo, traz o equilíbrio físico e mental.

O pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates e sua técnica consiste fundamentalmente em exercícios suaves, alongamento, fortalecimento muscular e tudo de uma maneira integrada e individualizada.

O método é baseado em exercícios de baixo impacto e poucas repetições, não comprometendo as articulações e proporcionando resultados excelentes. Pode ser executado por pessoas de todas as idades, inclusive por pessoas que sofrem de problemas articulares, devendo, no entanto, serem orientados por fisioterapeutas.

O pilates possui variedade de movimentos e versatilidade, além de proporcionar ao praticante um controle na respiração que o livra da ansiedade.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Benefícios do Pilates

    O método Pilates traz muitos benefícios para a saúde, além de proporcionar a conquista da boa forma. Alguns dos vários benefícios do método são:

    1 – Combate o vilão stress - presença sempre constante nos dias atuais. Trata-se de uma maneira muito suave de se exercitar que reintroduz o praticante ao próprio corpo. A técnica parte da teoria de que quanto mais o indivíduo conhecer o seu próprio corpo mais fácil será de ele liberar as tensões, relaxar e encontrar o equilíbrio físico e mental.

    2 - Equilíbrio e coordenação – o método Pilates através do realinhamento da postura contribui para melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, o que representa uma diminuição significativa de lesões. Por conta dessa característica alguns esportistas buscam o método para melhorar suas performances.

    3 – Exercício sem sofrimento – Muitas pessoas não gostam de exercício físico e o associam a sofrimento, o pilates é para essas pessoas algo bem diferente, pois não é um aeróbico, é bem suave e proporciona um aumento no tônus muscular de dentro para fora. Os praticantes do método passam a sentir prazer em se exercitar.

  2. 2

    Definição do Corpo com Pilates

    O Pilates define o corpo porque seu método baseado no autocontrole permite a execução de exercícios mais eficazes, fortes e alongados. É possível conquistar um corpo bonito e definido através do método que a cada dia ganha mais adeptos e que além da boa forma proporciona um bem estar mental livre das tensões diárias.

  3. 3

    Conclusão

    Para quem busca uma atividade física, livre da agitação observada nas academias de ginástica, encontra no Pilates uma atividade física que ao mesmo tempo que proporciona a boa forma, promove o fortalecimento muscular, a manutenção da boa postura e a preservação das articulações. O método Pilates é hoje uma alternativa a mais de atividade física que visa a integração do corpo e da mente.

Comentários
blog comments powered by Disqus