» Hobby » Artes e Entretenimento » Pintura automotiva passo a passo

Pintura automotiva passo a passo

Galeria
Pintura automotiva passo a passo

Quando um carro é novo normalmente o dono toma muitos cuidados para que não aconteça nenhum arranhão ou qualquer outro risco que possa danificar a pintura original do automóvel. Porém, com a ação do tempo desbota e pode até mesmo descascar.

Ao constatar que o veículo está perdendo a tinta, ou quando se deseja fazer uma mudança de cor, é necessário recorrer à tintura. Este procedimento pode ser realizado em funilarias especializadas em executar esta técnica, mas com um pouco de conhecimento e os equipamentos certos é possível pintar o próprio automóvel. Confira abaixo como fazer pintura automotiva passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de qualquer coisa, comece preparando a lataria do carro, portanto com uma lixa específica para automóvel remova a tintura atual. Aplique um removedor pastoso, depois lixe fazendo movimentos circulares. Este processo inicial é que garantirá a aderência da próxima tintura.

  2. 2

    Após o lixamento, retire os resquícios de tinta que por ventura tenham permanecidos, usando uma flanela umedecida em Thinner. Em seguida lave a superfície do automóvel com sabão neutro e água para eliminar as impurezas provenientes dos produtos usados.

  3. 3

    Logo após a lavagem, seque o veículo com ar comprido ou ainda soprador térmico, faça este procedimento o mais rápido possível para evitar uma possível oxidação da lataria.

  4. 4

    Na próxima etapa, aplique desengordurante sobre a área que receberá a pintura. Depois retire o excesso com uma flanela limpa. Agora pegue o taco de borracha e lixe novamente, fazendo movimentos circulares. Faça isso em um local em que o carro não fique exposto ao sol ou chuva

  5. 5

    Na fase seguinte, aplique uma camada de tinta primer, que deve estar catalisada, faça isso utilizando uma pistola de tintura para automóvel. Após terminar a aplicação deste produto, aguarde alguns minutos e passe o Primer Nitro. Feito isso, deixe o veículo secar por aproximadamente duas horas.

  6. 6

    Respeitado este tempo de secagem, pegue a lixa d'água e passe suavemente sobre o local pintado, para remover o excesso de tinta que pode ter ficado na lataria. Caso haja alguma imperfeição no acabamento da pintura, realize a correção com massa rápida.

  7. 7

    Para finalizar deixe o carro secar com ar por aproximadamente 40 minutos, porém se a secagem for feita na estufa com a temperatura de 60 °C o tempo é de 25 minutos. E pronto o automóvel já poderá ser utilizado normalmente.

Dicas e AVISOS
  • Remova a tinta atual com uma lixa
  • máscara e óculos para se proteger dos produtos químicos aplicados no carro.
Comentários
blog comments powered by Disqus