» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Pintura em mdf artesanato: saiba fazer

Pintura em mdf artesanato: saiba fazer

Galeria
Pintura em mdf artesanato: saiba fazer

O artesanato é um dos hobbies mais populares um pouco por todo o mundo, sendo que diversas pessoas se dedicam à pintura de peças artísticas em MDF. Este material que se designa Medium-Density Fiberboard ou em português "placa de fibra de madeira de média densidade", é usado principalmente para a produção de móveis ou pequenas caixas, como substituto da madeira. É um material bastante prático, uma vez que apresenta superfícies lisas e relativamente uniformes. A sua resistência oferece algumas garantias em peças interiores, não sendo aconselhável o seu uso em peças exteriores, divido à sua fraca resistência ao sol e à chuva. Existem várias técnicas para pintar e decorar peças em MDF, no entanto todas as peças requerem o mesmo tratamento básico. De seguida ficam algumas dicas para pintar MDF.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Comece por lixar a sua peça de MDF. Use uma lixa fina, cortada em porções de tamanho variado. Use porções maiores para lixar a parte exterior da peça e as superfícies maiores e recorra a porções bem mais pequenas para lixar os interiores e as zonas mais difíceis como os cantos. No final da primeira fase use um pequeno pedaço de tecido umedecido com água para limpara cuidadosamente toda a peça e no final deixe secar bem, antes de iniciar a pintura. Pode acelerar o processo de secagem usando um secador de cabelo, no entanto esta técnica deve ser usada com precaução após a pintura.

  2. 2

    Quando a peça estiver seca use um pincel largo para aplicar uma camada inicial de tinta. A tinta escolhida deve ser específica para MDF, geralmente se usa tinta acrílica. A tonalidade da primeira camada deve ser clara para permitir uma posterior decoração mais artística. Pode optar por usar cores diferentes para o interior e o exterior da peça, no entanto necessitará de um conjunto de pinceis mais finos para uma aplicação mais pormenorizada das tintas.

  3. 3

    Após a primeira aplicação de tinta deve deixar secar bem e de seguida voltar a lixar toda a peça. Pode parecer contraproducente pintar e voltar a lixar, no entanto esta técnica permite a obtenção de peças muito mais lisas e homogêneas, uma vez que o material de MDF pode apresentar por vezes irregularidades na sua superfície. Repita o processo de pintura em pelo menos duas camadas para obter um resultado perfeito. No final da secagem aplique a pintura artística que pretender. Para uma peça mais brilhante pode usar verniz de madeira com brilho, que deve ser aplicado em pelo menos duas camadas por toda a peça.

Comentários
blog comments powered by Disqus