» Hobby » Artes e Entretenimento » Pintura em Tela Passo a Passo

Pintura em Tela Passo a Passo

Galeria
Pintura em Tela Passo a Passo

Pintar uma tela é com certeza uma das atividades mais gratificantes que existe. Primeiro por que não é fácil, e segundo por que o resultado alcançado (se satisfatório) alegra muito o artista que nela trabalhou. Hoje vamos aprender a pintar uma paisagem passo a passo, lembre-se de seguir os passos com cuidado, apesar de ser uma tarefa divertida, erros são fatais para uma pintura.

Instruções
  1. 1

    Vamos aos materiais, primeiramente uma tela, pode ser encontrada em qualquer bazar e/ou papelaria. Os preços variam de tamanho e fabricante, pode-se encontrar telas por R$ 2,00 até por R$ 70,00. Tintas, podemos encontrar tintas acrílica, ou óleo, nas imagens foram usadas tintas acrílicas, fica a seu critério. Pincéis de diversos tamanhos para preencher áreas grande e/ou fazer detalhes. Um rolinho, lápis, um copo para colocar água e um pano para limpar.

  2. 2

    Vamos começar preparando a tela. Dependendo das tintas que serão utilizadas a tela deve ser preparada, no caso do exemplo as tintas usadas eram acrílicas, assim para preparar a tela basta dar uma camada de tinta branca e esperar secar. Já se o material a ser usado for tinta óleo será necessário misturar tinta branca e cola para essa preparação, aplique na tela, espere secar, e podemos dar continuidade.

  3. 3

    Agora que a tela está seca esboce seu desenho. utilize um lápis para fazer isso e não force os traços ou sua tela ficará marcada. Apenas desenhe as linhas que poderão ser seguidas.

  4. 4

    Comece pelos tons mais fracos. No caso do exemplo o amarelo, repare que ele tem algumas tonalidades, mais claras e mais escuras, é possível conseguir esse efeito diluindo a tinta em água, ou então aplicando sobre a tela uma pequena quantidade e então com o pincel umedecido espalhar de acordo com os tons da imagem.

  5. 5

    Em seguida utilizares outros tons mais claros, sempre vá do claro ao escuro. No exemplo a cor utilizada foi o azul.

  6. 6

    Agora faça as sombras dos primeiros tons. Aplique a própria tinta tem concentrada nas áreas mais escuras e espere secar. Trabalhe bem o movimento das sombras pois isso que definirá que o desenho está próximo da realidade.

  7. 7

    Comece a pintar as áreas mais escuras, é claro começando pelo tom mais claro dos escuros. Por exemplos as montanhas, elas serão marrons, começaremos com um bege bem claro.

  8. 8

    Agora vamos escurecer as áreas mais escuras, como eu havia dito a core das montanhas será o marrom, agora chegou a hora de trabalhar com ele. Não se esquece de criar o movimento, no exemplo o movimento trabalhado foram as linhas dos raios de som, feitas em sentido horizontal.

  9. 9

    Por fim trabalhe com o extremo das sombras, o preto. Utilize o pincel molhado para não escurecer muito, vá dosando o tom aplicando tinta nas áreas mais escuras. Use o preto diluído em água para fazer as sombras.

  10. 10

    Crie as sombras nos objetos, como o céu e as montanhas com o preto diluído.

  11. 11

    Por fim faça pequenos detalhes como a silhueta das arvores e o desenho de alguns turistas. E ai está sua pintura de paisagem passo a passo, espero que tenham gostado, até a próxima.

Comentários
blog comments powered by Disqus