» Casa » Conserto e Manutenção Doméstica » Placa solar: como escolher e instalar

Placa solar: como escolher e instalar

Galeria
Placa solar: como escolher e instalar

Várias alternativas foram criadas para a diminuição do consumo de energia elétrica. Uma dessas alternativas é a utilização de placa solar para a captação de luz. A luz solar pode ser transformada em energia térmica ou energia elétrica. A economia no consumo de energia elétrica é notado nas primeiras contas após a instalação. Tornando a implementação economicamente viável em curto ou médio prazo dependendo do tipo de sistema utilizado e qual o consumo de energia. Os sistemas são tão eficientes que são até mesmo utilizados em satélites. Saiba como escolher e instalar a melhor placa solar.

Instruções
  1. 1

    Existem dois tipos de sistemas que utilizam os painéis voltaicos, as conhecidas placas solares. Os sistemas podem ser utilizados para o aquecimento de água e da casa ou serem utilizados como fonte de energia elétrica. Geralmente essas placas são mais escuras e não é necessário um sistema de inversão de voltagem. A instalação desse tipo de placa é muito simples. É necessário somente fixar as placas no telhado e realizar as conexões necessárias. Para sistemas mais complexos, que aqueçam toda a casa, é indicado a contratação de um profissional que tenha conhecimento na área. Quem não deseja gastar muito pode fazer seu próprio sistema. Existem projetos disponíveis na internet, procure saber mais sobre eles.

  2. 2

    O segundo tipo possui placas solares feitas de materiais semicondutores como o Silício. Para esse segundo é necessário são necessários baterias de níquel e um sistema de conversão que altera a tensão gerada pela placa solar para a tensão convencional utilizada nas casas. Os principais modelos são vendidos completos. Somente sendo necessária a instalação. Pessoas com o mínimo de conhecimento em elétrica e reparos domésticos poderão instalar utilizando o manual que acompanha o kit. O sistema é seguro, não representando nenhum perigo quando utilizado de maneira adequada. O sistema de placas solares necessita de pelo menos cinco horas de exposição aos raios solares. Existem diferentes tipos de sistemas, cada um com uma capacidade de produção de energia.

  3. 3

    A energia gerada por um sistema de placa solar que gera 2700W/h (um dos mais vendidos) é capaz de gerar energia para lâmpadas, televisores refrigerador e outros eletrodomésticos de maneira eficiente. Não sendo indicados para aparelhos como chuveiro e geladeira, pois necessitam de mais energia. Existem diversas placas solares a venda no mercado. Os valores podem ser ainda um pouco elevados, mas se levar em consideração a vida útil é possível determinar que é uma boa escolha, pois irá resultar em uma diminuição no consumo de energia vinda das concessionárias de energia elétrica. É um benefício ao bolso e também ao planeta.

Comentários
blog comments powered by Disqus