» Dinheiro » Finanças Pessoais » Planilha financeira: como fazer

Planilha financeira: como fazer

Galeria
Planilha financeira: como fazer

A educação financeira começa quando a pessoa aprende a se planejar e a usar mensalmente uma planilha de orçamento. A planilha ajuda a mostrar quanto você ganha no mês e o quanto realmente gasta, muitas pessoas se endividam por não terem a real noção dos gastos mensais e continuam a gastar como se ainda possuíssem dinheiro. Atualmente a necessidade de manter o controle sobre os gastos domésticos ficou muito maior, pois as pessoas deve administrar a casa como se fosse uma empresa, já que lidam diariamente com taxas de juros de financiamento, empréstimos, cheque especial e etc.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Fazer uma planilha com detalhando todos os seus gastos e rendimentos é imprescindível para que você não caia na inadimplência ou mesmo venha a perder os seus bens por falta de pagamento. Criar uma planilha financeira é muito simples, você pode deixar um caderno só para isso ou usar um programa de computador, como o Excel. Dos dois jeitos o resultado é o mesmo, a diferença é para a segunda opção você deve ter um pouco de conhecimento sobre o programa para não criar a planilha com os dados errados.

  2. 2

    O titulo da planilha deve ser o mês em questão. É importante fazer o controle mensal durante todo o ano, para que no final você possa fazer um balanço dos seus ganhos e gastos anuais.

  3. 3

    Na primeira coluna da sua planilha coloque a sua renda e depois detalhe de onde vem esses ganhos. Você pode colocar os salários das pessoas que contribuem com a renda familiar, as comissões recebidas, os dividendos, os empréstimos que você tem a receber, aluguel recebido de um imóvel, se você vendeu seu carro ou qualquer outro objeto e outros. Depois de especificar quais são todos os rendimentos, some tudo e coloque o total com letra maior para chamar a atenção.

  4. 4

    Na segunda coluna coloque todas as suas despesas fixas. Pode colocar o pagamento de aluguel, pagamento de financiamento, condomínio, seguro do carro, licenciamento, internet, tv por assinatura, faxineira, escola, creche, poupança, educação,babá, mesada dos filhos, mensalidade da academia e todos os outros gastos que você tem mensalmente e que tem valores fixos. No final some tudo e coloque o valor.

  5. 5

    Crie outra coluna para as despesas variáveis Coloque o gasto com combustível, manutenção do carro, roupas, prestação de lojas, compras em supermercados e padarias, conta de água, luz e gás. Também pode colocar medicamentos, impostos, dízimos, restaurantes, transporte, estacionamento, entre outros. No final some e coloque o valor.


Comentários
blog comments powered by Disqus