» Dinheiro » Finanças Pessoais » Planilhas eletrônicas: como fazer

Planilhas eletrônicas: como fazer

Galeria
Planilhas eletrônicas: como fazer

Aprender a editar planilhas eletrônicas atualmente é algo muito interessante para quem deseja começar ou crescer em carreiras como contabilidade, ou administração. As planilhas podem se tornar a base da administração de uma pequena ou média empresa, pois é possível registrar nelas informações como fluxo de capital, informações de venda, gráficos de desenvolvimento entre outros dados, é claro, tudo isso deve ser feito por alguém que domina as funções básicas de um software adequado.

Há sempre mais o que se aprender sobre planilhas, pois são diversas fórmulas matemáticas que podem ser implementadas, várias maneiras de se organizar as tabelas e produzir os gráficos, como em barras ou em linhas por exemplo. Conseguir dominar completamente as funções de softwares de produção de planilhas eletrônicas é algo que demanda um certo tempo, pois somente com esse período de práticas que conseguimos memorizar as fórmulas e até aprender alguns macetes para tornar todo o processo bem mais rápido.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Computador com um aplicativo de produção de planilhas como o Excel ou o Calculadora
  • Tablet ou celular Android
  • Aplicativo Polaris Office ou Documents to Go
  1. 1

    Existem diversos softwares para se desenvolver planilhas, todos trabalham basicamente do mesmo jeito, são células organizadas em linhas e colunas e estas linhas e colunas ordenadas em números e letras respectivamente. O software mais conhecido para produção de planilhas eletrônicas é sem dúvida o Excel do pacote de aplicativos de escritório Office da Microsoft, ele foi um dos primeiros a ser lançado nestes moldes. Praticamente todos os outros aplicativos que operam planilhas funcionam baseados em Excel, nele você pode organizar as células para formar tabelas e indica-las com suas respectivas informações ou funções.

    Você pode também implementar uma fórmula matemática em uma determinada célula para que esta converta valores de outras células e indique um valor esperado, por exemplo, você pode fazer uma planilha com gastos mensais e no final da planilha criar uma fórmula para somar todos os gastos, assim, para qualquer valor alterado na planilha, a soma final indicará um valor diferente. O exemplo da soma é só um modelo básico para o que pode ser feito com o Excel, basta usar em qualquer célula, o botão “Inserir funções” que se encontra na aba fórmulas do Office. Com o Excel é possível também equações matemáticas e desenvolver equações que podem ser simples como uma simples equação do primeiro grau ou até mesmo uma integral ou uma série de Fourier, clique no botão “Equação” que se encontra na aba inserir.

  2. 2

    Você pode utilizar outros softwares que funcionam da mesma forma que o Excel, a diferença é que alguns destes softwares são gratuitos, como é o do aplicativo Calc do BrOffice, este aplicativo geralmente acompanha os computadores com o sistema operacional Linux instalado, ele pode ser comparado ao Excel, já que possui praticamente as mesmas funções e por se tratar de um software gratuito seu custo benefício é excelente, é um software de confiança.

    Há aplicativos para produção de planilhas eletrônicas em aparelhos portáteis como tablets e celulares também, o aplicativo gratuito para android de nome Polaris Office é capaz de fazer quase tudo que um aplicativo de PC faz, com o benefício de ser portátil. Você pode escolher um ótimo aplicativo pago também, o Documents to Go, pode ser comprado na Play Store e usado da mesma forma que o Polaris Office.

  3. 3

    Para aprender utilizar todos esses programas, a melhor forma é praticar com cada um deles, pois eles possuem seus segredos, com o tempo você com certeza irá ver que suas planilhas vão ficar mais organizadas e você irá produzi-las mais rápido do que imagina.

Comentários
blog comments powered by Disqus