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Plano de aula de matemática: como elaborar

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Plano de aula de matemática: como elaborar

Se você é professor, em especial de matemática, deve sempre preparar os planos para as aulas. Em seguida, se explica como deve fazer um plano de aula se a matéria for sobre frações.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    Em primeiro lugar e para começar a aula, você tem de ensinar a teórica sobre frações aos seus alunos. Depois, vai fazer com eles exercícios, começando pelo que for mais fácil e ir aumentando a dificuldade.

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    Em primeiro lugar tem de mostrar exemplos teóricos de frações. As frações mais fáceis se dá o nome de frações simples, em que o denominador é maior que o numerador, por exemplo, 1/4. Em seguida, ensine o que são as frações impróprias, em que o denominador é menor que o numerador, por exemplo, 5/2.

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    Depois deve ir aumentando a dificuldade. Deve mostrar que existem frações que podem ser simplificadas antes mesmo de fazer o cálculo, dando-se o nome de frações redutíveis. Para este tipo de frações, o numerador e o denominador para que possam ser simplificadas não podem ser números primos. Como exemplo a fração 4/8. Com esta fração, sabe-se que se dividirmos toda a fração por 2, iremos ter a fração 2/8. Mas para este caso se quisermos ainda simplificar mais, podemos a dividir por 4, ficando assim com 1/2.

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    Importante também para ensinar são a frações irredutíveis. Estas frações ao contrário das anteriores não podem ser simplificadas, uma vez que o numerador e o denominador são números primos, como por exemplo a fração 5/7.

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    Depois dê aos seus alunos alguns exercício. Por exemplo, comece com apenas uma fração, dando a eles para simplificarem. Neste caso terão de arranjar um número que possa dividir pelo denominador e numerador, de modo a que fique mais simples.

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    Seguindo este exemplo, se tivermos a fração 5/25, como 5 é o menor número que existe entre o numerador e denominador, temos de ver se 25 é um número divisível por 5. Como neste caso se verifica isso, então se pode dividir esta fração pelo número 5. Deste modo, se tem uma fração simplificada, de 1/5.

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    Em seguida coloque outra fração que não divida por um número tão grande. Por exemplo, a fração 10/15, onde pode logo verificar que o 10 que é o menor número não é divisível por 15. Depois disso, tem de procurar qual o primeiro número abaixo do 10 que possa ser divisível por 15, sendo esse número o 5 e resultando na fração 2/3.

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    Por último e para terminar a primeira aula de frações, coloque um problema com a soma de duas frações. Para este caso e olhando para a fração da imagem, tente colocar o denominador das duas frações iguais. Por exemplo, se tivermos a conta 1/3 + 5/12, temos de pensar em colocar os dois denominadores iguais, vendo assim a forma de colocar igual é multiplicar o 3 por 4. Neste caso, ficaria 3/12 + 5/12, que tem o resultado final de 8/12. Ao simplificar o resultado, daria 2/3. Esta é uma maneira de fazer um plano para aula de matemática.

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