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Plano de aula ensino fundamental: como elaborar

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Plano de aula ensino fundamental: como elaborar

Planejar uma aula para o ensino fundamental pode ser cansativo, mas não deixa de ser prazeroso. Planejar algo, que irá acumular conhecimento na vida dos alunos é algo muito importante. Muitos professores não planejam suas aulas, fazendo- as de maneira automática. Assim o aluno não adquire conhecimento algum, pois estudar se tornará algo cansativo.

Planejar uma aula, é buscar novas formas de se passar o conteúdo para o aluno. De forma que os mesmo se sintam com vontade de aprender. Assim seja de maneira lúdica ou didática. o planejamento é fundamento para o ensino aprendizado.

Instruções
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    A elaboração do Plano de aula deve ser feito da seguinte forma: Escolha da matéria, exemplo: Português.

    Dentro da matéria escolhida, é necessário escolher um tema (conteúdo). Depois, é necessário apontar os objetivos a serem alcançados. Assim montar os exercícios a serem dados, e dividi- los em aulas (quantas achar necessário). Assim a aula se tornará mais atrativa aos alunos e menos cansativa. Assim o professor, poderá dividir melhor as matérias a serem estudadas. Aqui vai um modelo de Plano de aula, para uma aula de Português:

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    Plano de aula: Novo acordo Ortográfico

    Tempo previsto: 5 aulas de 50 minutos cada

    Objetivos: Pensar sobre o fato da evolução da Língua, em relação ao tempo e ao Novo acordo ortográfico. Explicando que essas mudanças não mudaram a Língua em si ( Novo acordo ortográfico), mas apenas alterações de natureza gráfica.

    Modernizar o aluno, em relação ao novo Acordo Ortográfico: relação ao uso do trema, acentuação e grafia das palavras

    Levá-lo a refletir sobre a Língua, que é algo vivo e que sofre mudanças.

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    Conteúdo: Desenvolvimento da Língua, uso do hífen, grafia das palavras e acentuação das palavras.

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    1º Aula:

    Divida a sala em duplas, entregue aos alunos um texto. Diga para que procurem as palavras que estejam acentuadas (inclusive as que utilizam o hífen), passando um lápis colorido em cada palavra destacada.

    Coloque no quadro, as palavras que mudaram a grafia e peça que cada dupla análise as alterações, na acentuação e na colocação do trema. Se as alterações das palavras interferiram na interpretação do texto proposto.

    Assim o professor começa um debate sobre o desenvolvimento da Língua.

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    2º Aula

    Partindo das análises feitas a partir da atividade da aula anterior, o professor divide a sala em grupos, dando a cada grupo fichas escritas palavras segundo a regra anterior ao Acordo Ortográfico. Assim cada grupo precisará analisar cada palavra da ficha, escrever onde está a mudança e como ocorreu.

    Até que as novas regras estejam bem fixadas.

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    3º Aula

    Observando a atividade anterior, o professor faz a correção da atividade exemplificando as mudanças ocorridas em relação ao trema, acentuação e grafia das palavras.

    Mostrando de maneira clara aos alunos, as mudanças ocorridas com o Novo Acordo Ortográfico.

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    4º Aula

    Nessa aula serão realizados trabalhos manuais. Peça que os alunos se dividam em grupo, cada grupo traga uma cartolina para a realização do trabalho. Cada grupo precisa pesquisar palavras que mais usamos, que sofreu modificação com o Novo Acordo. Assim passe essas palavras para as cartolinas, cada grupo deve escrever palavras diferentes, para que assim o trabalho seja mais enriquecedor.

    Cada grupo faz sua apresentação das palavras, depois colar os cartazes na sala.

    Assim todas as vezes que os alunos olharem para os cartazes na sala de aula, verão as modificações e assim assimilar melhor o conteúdo.

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    5º aula

    Na última aula haverá a assimilação de conhecimento de maneira concreta.

    Será dado para cada aluno uma Atividade Avaliativa, onde será avaliado o conhecimento do aluno. Assim após a correção da avaliação, será sanada as dúvidas pertinentes em relação ao Novo Acordo Ortográfico.

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