» Saúde » Como Podemos Evitar a Poluição

Como Podemos Evitar a Poluição

Galeria
Jogue o Lixo na Lixeira Mais Próxima

O acúmulo de lixo é um mal crescente nas grandes cidades do mundo. Quando vamos às ruas podemos ver papéis jogados no chão, móveis velhos abandonados, etc. Os rios estão poluídos com resíduos industriais, garrafas pet, plásticos.

Nas praias é possível encontrar restos de alimentos na areia, fezes de cães e muitos tipos de objetos poluentes que contaminam também a água.

Os córregos estão transbordando em dias de chuva devido ao acúmulo de resíduos e poluentes que é despejado ali pela própria população.

São muitos os problemas que geram poluição. As consequências são catastróficas. Rios transbordam inundando casas e alagando cidades fazendo com que as pessoas percam seus bens, doenças respiratórias atacam a população devido a má qualidade do ar, peixes e outros animais de vida aquática morrem, doenças infecciosas atingem a população deixando os centros de saúde públicas com superlotação e falta de atendimento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para evitar a poluição, conscientize-se. Pense nas consequências negativas que atos aparentemente inofensivos a nível poluente pode causar à natureza.

  2. 2

    Não jogue lixo nas ruas. Espere encontrar a lixeira mais próxima ou guarde consigo até sua residência e então o elimine.

    Quando for à praia, leve uma sacola plástica e jogue dentro dela todo o resto de consumo que possa causar poluição e então jogue fora em uma caçamba para lixo. Se for levar seu cão para passear, leve com você um recipiente e uma pá para recolher as fezes que ele fizer na rua ou praia.

    Participe da coleta seletiva de sua cidade. No cesto marrom jogue lixo orgânico. No branco elimine os não recicláveis. No verde jogue vidros. No vermelho, plásticos. No amarelo, os metais e no azul os papéis.

  3. 3

    Contribua para a reciclagem que reaproveita lixo que se acumularia na natureza e os transforma em produtos próprios para ser reutilizados. Dê caixas de papelão e matérias de papel para pessoas que trabalham recolhendo estes materiais. Guarde as latinhas de refrigerante e cerveja e as revenda ou doe para quem trabalha reciclando com alumínio.

    Evite poluir o ar e a atmosfera saindo menos de carro e utilizando transporte público. Vá para o trabalho de bicicleta, pois além de preservar a qualidade do ar você estará melhorando sua saúde e qualidade de vida.

    Não faça queimadas. A emissão de gás carbônico é liberada para a atmosfera terrestre causa chuva ácida, diminuição da camada de ozônio, mudanças constantes no clima e aumento do efeito estufa.

    Não jogue materiais radioativos no solo, como pilhas, baterias, celulares, etc. Despeje estes materiais em lugar apropriado. Muitos estabelecimentos possuem lixeiras próprias para recolhimento destes produtos inutilizados. Procure o mais próximo de sua casa.

Comentários
blog comments powered by Disqus