» Alimentos » Receitas » Ponto capitone passo a passo

Ponto capitone passo a passo

Galeria
Ponto capitone passo a passo

O capitone é um ponto diferenciado que pode ser feito através da costura de determinados tecidos, a partir dele é possível criar vários artesanatos como, por exemplo, toalhas de mesa e capas para almofadas. Este tipo de técnica é bastante delicado e confere ao objeto uma impressão de sofisticação.

Além disso, o capitone é feito de maneira prática, qualquer pessoa interessada poderá aprender este artesanato, basta ter um pouco de habilidade e paciência. A vantagem desta técnica é que ela pode ser empregada em praticamente todos os tipos de tecido, até mesmo aqueles mais finos como, por exemplo, o cetim e a seda. Confira abaixo como fazer ponto capitone passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer o ponto capitone em uma capa de almofada em primeiro lugar é necessário fazer um molde. Portanto, comece pegando um quadro de E.V.A e recorte conforme o tamanho do artigo. Depois utilizando régua e caneta é preciso marcar a superfície do material. Faça riscos na horizontal compreendendo toda a folha, a distância de cada linha deve ser de quatro centímetros.

  2. 2

    Na próxima etapa é necessário fazer os traços verticais, o espaço utilizado para a separação deve ser o mesmo do processo anterior. Em seguida utilizando a caneta elabore um ponto e cada aresta dos quadrados que foram formados. Depois recorte o tecido de sua preferência seguindo o tamanho do tabuleiro que servirá de molde.

  3. 3

    Agora coloque o pano sobre a superfície do quadrado, na próxima fase pegue um fio de cor idêntica ao do tecido e passe debaixo para cima, seguindo a linha de um quadradinho. Feito isso, passe a linha no centro do desenho, de modo a unir duas áreas. Neste procedimento é possível notar que o fio está no meio do pano, ao puxá-lo as suas partes se unem.

  4. 4

    Para fazer o ponto que irá franzir o tecido dê um nó em cada extremidade da linha. A partir deste processo pode-se verificar que o primeiro capitone está pronto. Para prosseguir direcione a agulha até a borda do quadrado vizinho, repita o mesmo ato passando a agulha pelo meio do desenho com o intuito de unir o pano, na seqüência dê o nó nos dois lados da linha.

  5. 5

    Essa etapa deve ser realizada até que toda a superfície tecido esteja franzida. Quando chegar ao final é só dar um nó de arremate e com o auxílio de uma tesoura cortar a linha. É preciso confeccionar os dois lados da capa, para finalizar é só uni-los através de uma costura simples e colocar na almofada do lado em que a linha não aparece.

Dicas e AVISOS
  • O ponto capitone pode ser feito em todos os tecidos.
  • Use um molde para costurar.
Comentários
blog comments powered by Disqus