» Alimentos » Receitas » Ponto caseado passo a passo

Ponto caseado passo a passo

Galeria
Ponto caseado passo a passo

Dentre os vários pontos que podem ser utilizados no bordado está o caseado, que é um dos mais simples e práticos, podendo ser usado não somente em desenhos de bordados, mas também em qualquer tipo de costura como, por exemplo, barradinhos de panos de prato.

Este tipo de ponto é mais indicado para quem deseja enfeitar as barras das toalhas, tanto de mesa quanto de banho. O caseado também é conhecido como '' bico'', justamente por criar uma espécie de contorno em ziguezague no tecido. Com poucos materiais, qualquer pessoa pode fazê-lo. Confira abaixo como fazer ponto caseado passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Fio
  • Tecido com barra
  • Tesoura
  • Agulha
  1. 1

    Em primeiro lugar, para fazer este tipo de ponto, comece pegando um pano de louça ou uma toalha, que tenha em uma das suas extremidades uma pequena barra. Em seguida, pegue a agulha e passe o fio na cor da sua preferência.

  2. 2

    Agora, puxe a agulha do lado avesso da toalha e passe a linha para o lado de cima, de moda que ela fique bem na ponta do tecido. Depois, puxe para baixo novamente para criar um triângulo, que depois vai formar o ''bico'' do caseado.

  3. 3

    Feito isso, volte a passar o fio ao lado do ponto inicial, isto serve para confeccionar a outra ponta do desenho que será feito. Leve a agulha para cima novamente, depois para baixo e puxe dando um pequeno nó e criando uma espécie de linha.

  4. 4

    Na próxima etapa, passe o fio com a agulha pela parte de cima do pano, isto vai criar um friso na barra da toalha, este efeito é normal do ponto caseado. Nesta dobra do pano, faça um círculo pequeno com o fio e depois passe a agulha pelo meio.

  5. 5

    Volte a transpassar a agulha pelo lado de fora do tecido, ou seja, ao avesso. Na seqüência, passe-a perto do último ponto que foi realizado. Agora coloque-a para cima de novo e passe para baixo, para fazer o friso.

  6. 6

    Faça este processo de passar e transpassar agulha pela barra do tecido, criando bico, até preencher toda a barra da toalha. Quando terminar esta etapa, não conclua com o arremate. Pegue a ferramenta e passe toda a linha de fio por entre os pontos que estão do lado de fora para reafirmar a costura. Ao final, faça um nó na linha para que os bicos confeccionados não se soltem ao longo do tempo. Por fim, é só cortar com a tesoura a ponta que sobrou.

Dicas e AVISOS
  • Faça pontos firmes
  • Não se esqueça do ponto de arremate.
Comentários
blog comments powered by Disqus