» Casa » Design e Decoração Interior » Porta de ferro: conheça modelos

Porta de ferro: conheça modelos

Galeria
Porta de ferro: conheça modelos

Um elemento que contribui muito com a decoração e a harmonia do ambiente é a porta de ferro. Apesar dos modelos de porta de madeira ainda serem muito utilizados, elas estão sendo substituídas pelas portas de ferro. Principalmente na entrada da casa, pois representa maior segurança. Existe uma infinidade de portas de ferro, com características e preços diferentes. Elas estão cada vez mais populares e possuem uma vida útil muito longa. Conheça os principais modelos e características das portas de ferro.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Existem os modelos de porta de ferro de abrir, como as convencionais portas e os modelos de correr. Esses modelos são maiores e apresentam duas partes. Ambos os modelos podem ser fechados, com toda a sua estrutura de metal, ou com pequenas partes sem ferro onde podem ser fixados vidros. As grades, como são conhecidas podem ter uma estrutura em xadrez, corrente ou quadrada. Alguns modelos chegam a apresentar uma pequena janela, que pode ser aberta pelo lado de dentro. Os modelos apresentam em sua composição, além do ferro demais ligas metálicas como o aço e o alumínio.

  2. 2

    As estruturas das portas de ferro são similares, o que muda em cada uma é o acabamento. Antigamente, era comum a porta ter um acabamento mais rebuscado, com muitos detalhes como lanças e ferros retorcidos. Tudo muito bonito, mas que acabava sobrecarregando o visual e tornando os modelos mais pesados. Com o passar do tempo o acabamento se tornou mais simples, com design moderno. Dessa forma foi adicionado um padrão estético sem tantos detalhes e que preza a praticidade. São trabalhados diferentes traços e formas que compõe as portas de ferro.

  3. 3

    O tamanho também pode variar. São comuns portas menores terem medidas de 0,74 m de largura por 2,10 m de altura, enquanto as de correr possuem uma largura que gira em torno de 1,90 m e 2,10 m de altura.
    Por fim, as portas de ferro ainda são classificadas como caneladas ou laminadas. As portas caneladas apresentam chapas dispostas na vertical reforçada no centro, na horizontal e na parte interna. Já as portas laminadas são todas fechadas. Elas não apresentam espaços onde podem ser instalados vidros. Por essa razão prefira a instalação em locais onde não necessita de luz ambiente. Ambos os modelos de portas de ferro possuem em sua composição o aço, o que as torna resistentes ao sol e chuva. Para a pintura é necessária tinta de esmalte sintético ou outra apropriada para ferro.

Comentários
blog comments powered by Disqus