» Dinheiro » Finanças Pessoais » Previdência social curitiba

Previdência social curitiba

Galeria
Previdência social curitiba

A Previdência Social é uma instituição que cobre o trabalhador quando ele para de exercer suas atividades profissionais. Todos que participam e contribuem com a previdência social são denominados segurados.
A instituição paga benefícios, auxílios, pensões e aposentadorias. O órgão responsável por recolher as contribuições é o INSS. Quando o segurado preenche um determinado número de contribuições e tem uma idade mínima, ele já pode solicitar uma aposentadoria.

Se um segurado sofre um acidente ou tem uma doença que o deixa incapacitado, ele poderá solicitar benefícios. O trabalhador segurado com filhos menores de 14 anos ou inválidos pode solicitar o salário-família. Conheça outros benefícios prestados pela previdência:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Auxilio-doença
    O benefício é destinado ao trabalhador que fica impedido de exercer sua profissão por doença ou acidente num período que excede 15 dias consecutivos. Os segurados com carteira assinada tem os primeiros 15 dias pagos pelo empregador, e a Previdência Social paga os outros 15 dias.

    Para os segurados domésticos a instituição paga o auxilio integralmente e enquanto perdurar o afastamento. Para se obter o auxilio-doença é preciso uma comprovação atestada por um perito médico da instituição. A obtenção do direito não exige carência quando for caso de acidente. Não terá direito ao auxilio-doença quem se inscrever na instituição com doença grave que possa resultar no beneficio.

  2. 2

    Pensão por morte
    O benefício é destinado aos familiares do segurado quando ele morre. Não é preciso carência de contribuição para concessão de pensão por morte, havendo mais de um dependente, será feito um rateio entre todos.

    A cota da pensão individual deixará de ser paga pela morte do pensionista e pela emancipação dos filhos.

  3. 3

    Aposentadoria por idade
    Os homens aos 65 anos podem requerer aposentadoria por idade. As mulheres com 60 anos. Trabalhadores rurais podem pedir com 60 quando homens e 55 quando mulheres. Para se obter o beneficio o segurado deve comprovar o recolhimento de 180 contribuições.

    Os trabalhadores da área rural precisam comprovar 180 meses de atividades. A aposentadoria por idade é um beneficio irrenunciável. Depois que o contribuinte recebe o primeiro pagamento ele não poderá desistir do benefício.

  4. 4

    A Previdência Social Curitiba atende a todos os segurados da região e interessados em se inscrever na instituição.
    Quem mora em Curitiba e que deseja obter mais informações sobre os benefícios pode se dirigir ao endereço Rua João Negrão, 21 – Centro, Curitiba/PR.
    Fones: 135 - (41) 3616-9300
    Se quiser você também poderá ligar gratuitamente para a Previdência Social Curitiba no telefone 135.

Comentários
blog comments powered by Disqus