» Dinheiro » Finanças Pessoais » Previdência social MG

Previdência social MG

Galeria
Previdência social MG

A previdência social é responsável por proteger os trabalhadores concedendo a eles aposentadorias, benefícios e pensões.
Se por ventura o segurado não puder mais trabalhar, seja por doença, idade ou acidente, ele então receberá uma renda concedida pela previdência social. Dessa forma a instituição garante ao trabalhador segurado que ele não perca a sua renda mesmo quando não puder exercer atividades profissionais.

Todos podem se inscrever e contribuir. Trabalhadores autônomos, avulsos, domésticos, estudantes e donas de casa.
O órgão responsável por recolher as contribuições é o INSS. Ele também é responsável por recolher na fonte a contribuição de empregados em empresas privadas.

Veja alguns dos benefícios e auxílios pagos pela instituição:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Aposentadoria Especial
    Benefício destinado ao trabalhador segurado que tenha exercido atividade profissional em condições perniciosas à saúde ou à integridade física. Para que o segurado possa ter direito a aposentadoria especial ele deverá comprovar que esteve exposto a situações de risco a saúde, como trabalhar com produtos químicos e biológicos.

    A obtenção da aposentadoria especial está sujeita a comprovação de que o segurado tenha tido contato permanentemente e habitualmente com os agentes nocivos. O segurado deverá também ter o mínimo de 180 contribuições mensais para que tenha direito ao beneficio. A comprovação de que o segurado tenha trabalhado em ambientes nocivos será feita através de um formulário chamado Perfil Profissiográfico Previdenciário.

    O PPP é preenchido pela empresa baseado em um Laudo expedido por médico do trabalho.

  2. 2

    Aposentadoria por tempo de contribuição
    O beneficio poderá ser integral ou proporcional. Para receber a aposentadoria integral o segurado deverá comprovar 35 anos de contribuição para os homens e 30 anos para mulher. Para receber à aposentadoria proporcional o segurado deverá ter um tempo mínimo de contribuição mais a idade mínima. Os homens podem requerer aposentadoria proporcional com 30 anos de contribuição e 53 anos de idade. Já as mulheres podem requerer à proporcional com 25 anos de contribuição e 48 anos de idade. Todos que se inscreveram na previdência depois de 25 de julho de 1991 devem ter no mínimo 180 contribuições para requerer o beneficio.

    O trabalhador segurado não precisará sair do serviço para requerer o beneficio.

  3. 3

    A Previdência Social MG atende aos trabalhadores mineiro no que diz respeito a obtenção benefícios.
    A sede da Previdência Social MG em Belo Horizonte capital do estado.
    O segurado que deseja se informar ou procurar seus benefícios deve se dirigir ao seguinte endereço:
    Av. Amazonas, 266 - 14º andar – Belo Horizonte/MG
    Ou para quem mora em outras regiões de MG pode se informar de uma sede mais próxima entrando no Portal do Governo.

    Ou também faça uma ligação gratuita para 135.

Comentários
blog comments powered by Disqus