» Dinheiro » Finanças Pessoais » Previdência social RJ

Previdência social RJ

Galeria
Previdência social RJ

Todo o brasileiro pode ter acesso a Previdência Social. Sob responsabilidade do ministério do ministério da Previdência Social, esse seguro é concedido aos trabalhadores que contribuíram para o fundo de previdência por meio do INSS. Essa contribuição pode ocorrer de maneira voluntária e direta, mesmo para trabalhadores autônomos ou por meio de desconto em contra-cheque. Sempre descrito.

Em todos os estados existem postos da Previdência, cada um com específicas funcionalidades. A Previdência Social RJ é uma delas. Existem vários postos em todo o estado. Todos preparados para atender a demanda de trabalhadores que precisa de algum dos benefícios.


Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Desde o ano de 1999 a Previdência Social RJ opera com o nome de Rioprevidência. Isso devido ao decreto de lei nº. 5109. O decreto ampliou a competência do fundo. Dessa forma foram transferidos a administração, habilitação e o acesso aos benefícios previdenciários previsto na legislação. Em 2007 a ampliação ocorreu para os servidores públicos do estado do Rio de Janeiro e seus dependentes.

    Ou seja, até mesmos os servidores públicos, que possuíam outro tipo de plano previdenciário passaram a integrar-se a Previdência Social RJ. Sem prejuízos ao servidor, seus dependentes ou mesmo o estado e o ministério da Previdência Social.

  2. 2

    A Previdência Social RJ tem a competência de reconhecer e conceder os direitos aos segurados. Eles são segurados no período em que não podem trabalhar, momento em que mais precisam. São direitos do segurado o benefício da aposentadoria, seja por idade ou por invalidez, seguro-desemprego, salário maternidade, salário família, pensão por morte e auxílio doença. Caso o trabalhador necessite de algum desses benefícios ele deve entrar em contato ou se dirigir a um dos postos da Previdência Social RJ.

  3. 3

    O principais postos do Estado Rio de Janeiro são bem acessíveis. O endereço e o telefone de contato de cada um dos postos do estado estão disponíveis no seguinte site. Dentre as principais atribuições que podem ser feitas em um dos postos da Previdência Social RJ estão a abertura do processo para benefícios como a aposentadoria por idade.

    O contribuinte poderá verificar como está o processo. O contribuinte também pode solicitar o encaminhamento de perícias para os casos de aposentadoria por invalidez e auxílio doença. O benefício é concedido aos trabalhadores que por alguma enfermidade ou acidente tem de se ausentar por mais de 15 dias do trabalho. Para informações mais precisas ou solicitação de benefícios e agendamentos, é possível entrar em contrato com o telefone 135. O horário de atendimento é das 7h as 22h e a ligação é gratuita de telefone fixo ou público.

Comentários
blog comments powered by Disqus