» Família » Bem-Estar da Família » Primeiros sintomas de gravidez

Primeiros sintomas de gravidez

Galeria
Primeiros sintomas de gravidez

A gravidez é um período no qual o organismo da mulher sofre inúmeras diferenciações em praticamente todo o sistema fisiológico. Saiba como verificar a existência dos primeiros sintomas de gravidez e possivelmente confirmar o período gestacional.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Logo após a fecundação e consequentemente desenvolvimento do novo ser (embrião), há a secreção de uma proteína, denominada fator inicial de gravidez. Esta proteína pode ser detectada no soro da gestante em um período de 24h a 48h após a fecundação, constituindo, desta forma, uma forma de detecção precoce da gravidez logo nos primeiros dias de desenvolvimento do embrião, mesmo sem a presença de qualquer sintoma fisiológico de gravidez pelo organismo feminino.

  2. 2

    Um dos sintomas mais evidentes da gestação é, sem dúvida, a ausência de sangramento menstrual. Considerando que o sangramento menstrual ocorre sempre na ausência de fecundação, se há a interrupção do sangramento é porque um novo ser passa a se desenvolver no organismo materno. Em algumas mulheres, quando o embrião começa a se implantar no útero, pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal, o que algumas vezes é confundido com o sangramento menstrual, principalmente em mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular e curto, com fluxo pouco intenso.

  3. 3

    Outros sintomas que são percebidos pela gestante são: enjoos, aumento do apetite, aumento do peso, sonolência, aumento da pressão arterial (considerando que há um aumento do fluxo sanguíneo), inchaço e dores nas mamas, aumento do volume de urina, cansaço. Há mulheres que também sofrem desmaios com maior frequência, haja vista a possibilidade de queda de pressão arterial.

  4. 4

    Com o passar do período gestacional, há casos de mulheres que podem desenvolver uma resistência à insulina, o que leva ao quadro de diabetes gestacional, situação esta que deve ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, de modo a preservar a saúde da gestante e o desenvolvimento saudável do feto.

    É recomendável que a gestante realize atividade física moderada, como caminhada, hidroginástica, ioga e pilates, uma vez que durante a realização de atividade física as células do organismo ficam mais receptivas à insulina, o que reduz os índices de hiperglicemia e minimiza os efeitos do diabetes gestacional.

    A avaliação por um profissional da Nutrição é igualmente benéfica. Há mulheres que também passam a desenvolver inchaço considerável nos membros inferiores, principalmente ao fim do dia, muitas vezes em virtude de uma maior retenção de líquidos. Neste caso, o mais recomendado é a realização de drenagens linfáticas e atividades físicas moderadas.

Comentários
blog comments powered by Disqus