» Dinheiro » Leis e Normas » Procedimentos para abrir uma empresa

Procedimentos para abrir uma empresa

Galeria
Procedimentos para abrir uma empresa

Está pensando em abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar?

Pois abrir sua empresa pode ser mais fácil do que você imagina. É só seguir alguns passos que ao final você estará com sua empresa aberta.

Vale lembrar que caso você não tenha conhecimento na área, será necessário a contratação de um profissional para lhe auxiliar em alguma situações.

Instruções
  1. 1

    O primeiro passo para abrir sua empresa é definir a natureza dela. A natureza pode ser comercial ou jurídica. As empresas de natureza jurídica são aquelas relativas a indústrias, comércios e prestações de serviços. As de natureza jurídicas são associações, cooperativas, entre outras.

    Escolhida a natureza de seu negócio, é hora de escolher o local para abertura da empresa, e verificar junto à prefeitura da cidade se o local escolhido poder ser usado para a finalidade desejada.



  2. 2

    Se houver sócios na empresa, faça uma consulta destes perante a receita Federal, estadual e municipal, além da Junta Comercial.

    Após, é necessário a escolha do nome, devendo este nome ser levado até a junta comercial para verificar se não existe o nome em outra empresa da região.

    Após a efetivação destas consultas é hora de formalizar o contrato social e levá-lo até a Junta Comercial para registro. O contrato social deve conter todos os dados da empresa, bem como dos sócios.

  3. 3

    A seguir, deve-se solicitar o CNPJ na Receita Federal. Deve-se pesquisar também se a empresa a ser aberta necessita de inscrição estadual ou se é isenta. Essa informação pode ser encontrada na secretaria estadual da Fazenda. Para maiores detalhes acesse o site da Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado.

    O próximo passo é fazer a inscrição municipal na Secretaria da Fazenda do seu município.

    É necessário também ter registro no Inss, devendo para tanto fazer a inscrição em um Posto da Previdência Social.

  4. 4

    Após cumpridas as etapas anteriores, se dirija até a Prefeitura de sua cidade e solicite o Alvará de funcionamento de sua empresa. Os procedimentos para obtenção deste alvará varia de acordo com as leis municipais.

    Já com tudo formalizado, vá até um posto da Receita Federal e solicite uma senha para a impressão de documentos fiscais, para poder mandar confeccionar os talões de notas fiscais.

  5. 5

    É importante pesquisar se a empresa que você deseja abrir necessita de cadastro em outros órgãos, como na Vigilância Sanitária, por exemplo.

    Pesquise também em qual sindicato sua atividade empresarial deve ser cadastrada.

    Seguindo todos estes passos, você terá a sua empresa aberta.

Comentários
blog comments powered by Disqus