» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Processo seletivo

Processo seletivo

Galeria
Processo seletivo

O acesso ao ensino superior oferecido por faculdades e universidades renomadas - com destaque para as públicas - têm sido realizado através de vestibulares cada vez mais exigentes e com número crescente de vestibulandos. Se, por um lado, o sansionamento de leis que obrigam as instituições de ensino superior a reservar vagas para negros e estudantes advindos de escolas públicas tentam amenizar as dificuldades enfrentadas por grande parte dos candidatos, por outro gera polêmicas, debates e argumentações contrárias dos estudantes que se sentem prejudicados. Com direito à cota ou não, cabe aos candidatos manterem o foco em sua preparação.

Instruções
  1. 1

    Saiba quais são as disciplinas que detêm maior peso na definição de classificação do curso ao qual pretende concorrer. Essas notas serão substanciais na composição da nota final. A Unicamp, por exemplo, aplica até duas provas prioritárias por curso. As notas destas são usadas em critérios desempate.

  2. 2

    Faça uma revisão do conteúdo do ensino médio. Identifique as disciplinas nas quais você tem um desempenho muito aquém do ideal. Faça um número grande de exercícios visando reduzir as chances de ser surpreendido durante as provas. Mas, fortaleça o seu conhecimento das matérias nas quais você tem alto desempenho para ficar mais próximo da nota mais alta.

  3. 3

    Aprimore todo o conteúdo em um cursinho pré-vestibular - ao menos um super intensivo, mais curto e resumido. Caso não se sinta preparado o suficiente, é altamente recomendado completar um ano e em turmas específicas, se for um curso muito concorrido.

  4. 4

    Mantenha-se bem informado por meio de jornais e revistas com elevado poder de crítica. Lembre-se que algumas provas são temáticas. No mais, é importante que o estudante saiba fazer correlações precisas entre fatos contemporâneos e históricos.

  5. 5

    Estude para as provas de habilidades específicas para cursos como os de música e artes visuais.

Dicas e AVISOS
  • Matriculado em um cursinho pré-vestibular ou não, é imprescindível ter disciplina, desenvolver um cronograma de estudos e estabelecer quantas horas por dia pretende dedicar aos estudos.
  • Complete o maior número de simulados possível, principalmente redação.
  • Para as provas de literatura da Fuvest e Unicamp é necessário conferir a lista de livros exigidos e lê-los, preferencialmente, na íntegra já que serão cobrados conhecimentos específicos.
  • Faculdade pública ou particular, não deixe de se inscrever e fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Leia o manual do vestibulando com atenção e veja como a nota do ENEM será aplicada, pois cada IES tem seus próprios métodos.
  • Procure conhecer os vestibulares anteriores da IES a qual pretende ingressar. Observe quais eram as respostas esperadas.
Comentários
blog comments powered by Disqus