» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Projetos de eletrônica: como fazer

Projetos de eletrônica: como fazer

Galeria
Projetos de eletrônica: como fazer

Com os avanços tecnológicos das ultimas décadas e com o barateamento do preço dos componentes, fazer os projetos de eletrônica ficou muito mais fácil, podendo ser executados até mesmo por leigos e estudantes. Os projetos de eletrônica podem ter diversas funções, que variam de um pisca-pisca (multivibrador astável), passando pelos pedais de guitarra e indo até os controladores de motores industriais. Muitas vezes, fazer os circuitos em casa, pode ser mais econômico do que compra-los prontos. Por outro lado, às vezes o trabalho não compensa e o projeto pode apresentar defeitos, por isso é necessário analisar cada caso.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Ferro de solda
  • Ferro de passar roupas
  • Papel fotográfico
  • Componentes eletronicos
  • Placa de circuito impresso
  1. 1

    Inicialmente é preciso fazer o diagrama elétrico do circuito. Isso pode ser feito em diversos programas, como o “Circuit Maker” ou com “Proteus”. Os dois programas são bastante intuitivos, para selecionar os componentes e as fontes nos menus e arrasta-los para a área de trabalho, depois, basta criar as trilhas clicando nos terminais dos componentes e ligando aos polos do outro.

  2. 2

    Com o diagrama finalizado, é hora de projetar a placa de circuito impresso. O “Ares”, programa que pertence ao Proteus, é muito recomendado para este tipo de trabalho, devido a sua grande variedade de componentes e as suas opções de customização das trilhas. Quando estiver realizando esta etapa, não se esqueça de retirar os ângulos menores que 90° nas dobras dos circuitos e aumentar o tamanho das ilhas para facilitar na hora da solda.

  3. 3

    Após criar o circuito é preciso passa-lo para a placa. Existem diversos métodos para fazer isso, se você quer fazer isso em casa, sua única opção é passar o desenho com o ferro de passar roupas. Para isso você deve imprimir o circuito em um papel fotográfico com uma impressora a laser, colocar a impressão virada para o cobre e colocar o ferro encima por cerca de 10 minutos, após isso, retire o ferro, espere esfriar e retire o papel lentamente. Caso você possua uma pensa térmica, os procedimentos são os mesmo, apenas substituindo o ferro pela prensa, e diminuindo o tempo de 10 minutos para 2:30 minutos.

  4. 4

    Com o desenho na placa, deve-se corroê-la. Para fazer isso a coloque em uma solução de percloreto de ferro e espere até que todo o cobre em torno das trilhas seja eliminado. Depois é preciso lavar a placa e passar uma esponja de aço sobre as trilhas, para acabar com as impurezas.

  5. 5

    Para terminar, é só soldar os componentes, acompanhando sempre o diagrama elétrico feito no começo do processo. Tenha cuidado nessa parte, pois caso você coloque muita solda ou deixe o ferro encima da placa por muito tempo, você pode jogar todo o seu trabalho no lixo.

Comentários
blog comments powered by Disqus