» Família » Educação dos Filhos » Projetos pedagogicos: como fazer o seu

Projetos pedagogicos: como fazer o seu

Galeria
Projetos pedagogicos: como fazer o seu

É uma tendência hoje em dia a utilização de projetos pedagógicos na sala de aula. A metodologia para a elaboração desses projetos já é conhecida por grande parte dos educadores. Existem modelos prontos de projetos pedagógicos, mas o ideal seria criar um tema a partir dos interesses dos alunos ou de uma realidade presente no cotidiano das crianças.

Os projetos devem partir de questões provocadas pelos alunos e que possibilitem respostas a partir de práticas em grupo.
O ponto essencial de qualquer projeto é que ele tenha um objetivo explicito desde o inicio para que ele não perca o foco.
O conteúdo a ser tratado no projeto pode sofrer variações durante as atividades em grupo. Os alunos podem produzir outros conteúdos através do compartilhamento de experiências durante as atividades.
Veja a seguir um modelo básico para se elaborar um projeto pedagógico:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tema do projeto: o professor pode indicar diversos temas para que os alunos possam escolher ou também pode pedir aos alunos que formulem temas para serem desenvolvidos. O mais importante é envolver todos na participação da elaboração dos temas.
    Trabalho em grupo: dividir os alunos em grupos e fazê-los trabalhar em equipe enriquece a aprendizagem de cada aluno. Juntos eles poderão trocar idéias, discutir soluções, cooperar e construir.

  2. 2

    O educador precisa levantar as seguintes questões durante o processo de elaboração de um projeto pedagógico:
    Justificativa: O motivo de organizar o projeto com determinado tema? É preciso que os alunos conheçam a importância de realizar tal empresa.

    Objetivos: Um ponto importante é apontar aos alunos onde eles devem chegar e o que devem aprender.
    Atividades: o professor pode apresentar diversas possibilidades de atividades em grupo, mas é preciso que elas sejam previamente estruturadas pelo educador. Estas atividades podem compreender show de talentos, exposição de desenhos, painel de poesia, jogral e teatro.
    Avaliação: o professor deverá avaliar cada projeto seguindo critérios pré-estabelecidos fornecendo notas aos trabalhos, enaltecendo acertos e corrigindo defeitos. Isso servirá de grande estímulo aos alunos.

  3. 3

    Para que os trabalhos pedagógicos possam se desenvolver com desenvoltura pelos alunos, se faz necessária a constante participação do educador.
    Cabe ao educador orientar as crianças sem que aponte soluções. É preciso fazer elas pensarem por si próprias para que tirem suas conclusões. O professor deve estar sempre presente para dissipar dúvidas, explicar o que não foi entendido e incentivar o envolvimento de todos no projeto.
    Quando o trabalho for concluído e que todas as avaliações sejam feitas por parte do professor é relevante também que o educador faça uma auto avaliação de sua atuação a frente do projeto.

Comentários
blog comments powered by Disqus