» Hobby » Cultura e Sociedade » Prouni Como Funciona

Prouni Como Funciona

Galeria
Prouni Como Funciona

Entrar para a faculdade nunca foi tão fácil. Com o passar do tempo as oportunidades estão aumentando e se antes o ensino superior era para os ricos, hoje uma pessoa que não tem condições para pagar a mensalidade de uma faculdade particular e não teve base escolar para passar no vestibular de faculdade pública pode entrar através do Prouni.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma ação do governo federal para dar condições de estudo para as pessoas mais pobres. O Prouni oferece bolsas de duas modalidades: bolsa integral e bolsa parcial.

  2. 2

    A bolsa integral é para aqueles estudantes que tem renda familiar inferior a um salário mínimo e meio. Para saber qual é a sua renda familiar, basta somar todo o dinheiro que entra mensalmente, por exemplo: salário do pai, da mãe, do irmão, casa alugada, pensão, aposentadoria e etc. Some todos os valores e divida pelo número de pessoas que moram na casa, incluindo quem não tem renda nenhuma. Se o valor deu inferior a um salário mínimo e meio, aí você pode tentar uma bolsa integral. Se o valor deu maior, mas é menor que três salários mínimos, você pode conseguir uma bolsa parcial.

  3. 3

    No caso da bolsa parcial, o governo paga metade da mensalidade e o aluno para a outra metade.

  4. 4

    Vale lembrar que só podem se candidatar ao Prouni estudantes que tenham feito todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral. Além disse, para participar do Prouni, a pessoa precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Quanto maior a nota obtida no ENEM, mais chances o candidato tem de conseguir uma bolsa pelo Prouni.

  5. 5

    Assim como um vestibular comum, sem conhecimento e estudo é impossível passar. O que diferencia o Prouni é que ele é elaborado para alunos de escola pública e leva em consideração as deficiências dessa modalidade escolar sendo mais fácil de comparado ao vestibular de universidade pública.

  6. 6

    Todas as informações dadas terão que ser comprovadas, não há como mentir que a renda é menor do que realmente é. No prazo de comprovação de documentos deverão ser entregues comprovante de residência, cópia dos documentos de todos os moradores da casa e cópia dos comprovantes de renda.

  7. 7

    O candidato deve estar atento as datas de inscrição no Prouni geralmente ocorrem no mês de janeiro. Para saber as datas basta ficar por dentro do site oficial do Prouni

Comentários
blog comments powered by Disqus