» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Prova OAB: como se inscrever

Prova OAB: como se inscrever

Galeria
Prova OAB: como se inscrever

A prova da OAB é o exame que confere ao bacharel em Direito o título de advogado. Somente após a aprovação no exame de ordem (como também é denominada a prova da OAB) é que é possível exercer a profissão da advocacia. A aprovação no exame requer dedicação, empenho e estudo por parte dos bacharéis. Saiba como realizar a inscrição e veja também algumas dicas de estudos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para realizar a inscrição no exame ou prova da OAB é necessário, inicialmente, que o candidato esteja cursando pelo menos o nono período de direito ou o décimo período. Estudantes originários de instituições de ensino superior estrangeiras podem realizar o exame da OAB desde que tenham o diploma revalidado pela autoridade brasileira competente. Bacharéis em Direito que detenham cargos públicos incompatíveis com a função da advocacia também podem realizar o exame da OAB, porém, ainda que aprovados, não poderão fazer parte do quadro de profissionais da OAB.

    A inscrição deve ser feita por meio de acesso ao site do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, quando o candidato opta por uma das seccionais da OAB existentes no país, sendo certo que a aprovação em uma seccional confere direitos ao futuro advogado em patrocinar causas em seccionais distintas.

  2. 2

    A prova da OAB é composta de duas etapas: a primeira etapa é composta unicamente de questões objetivas, sendo certo que o candidato é aprovado somente se conseguir o mínimo de 50% de acerto. A segunda etapa é composta de questões discursivas. O candidato fará inicialmente uma inscrição para a primeira etapa do exame e se aprovado, deverá realizar uma nova inscrição para a segunda etapa, realizando dois pagamentos de taxa de inscrição (uma taxa equivalente à primeira etapa e outra taxa equivalente à segunda etapa).

    São documentos imprescindíveis à efetivação da inscrição no exame: carteira de identidade, cadastro de pessoa física, comprovante de matrícula no nono ou décimo período ou diploma de bacharelado em Direito.

  3. 3

    Os candidatos deverão informar, no momento da inscrição no exame, se necessitam de sala especial para a realização da prova. Candidatos que porventura não possam realizar a prova no horário determinado no edital por motivos de crença religiosa, devem informar diretamente à seccional da OAB responsável pela aplicação das provas.

    Durante a inscrição para a segunda etapa do exame da OAB, o candidato deverá informar sobre qual matéria ou conteúdo ele deseja fazer a prova (Direito Penal, Trabalhista, Cível ou Administrativo), haja vista a possibilidade de consulta à legislação durante a realização da segunda etapa.

Comentários
blog comments powered by Disqus