» Alimentos » Receitas » Pure de batata

Pure de batata

Galeria
Pure de batata

O purê de batata é um acompanhamento muito famoso, tanto por seu sabor marcante e suave, como pela facilidade de encontrar os seus ingredientes e seu preparo. Ele é uma ótima opção de acompanhamento para almoços e jantares, além de servir como base para outros pratos, como o escondidinho de frango ou de carne. Aprenda como fazer um delicioso purê de batata e suas variações.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 litro de água
  • Leite a gosto
  • Sal a gosto
  • 5 batatas
  1. 1

    Primeiramente, adicione 1 litro de água em uma panela funda e leve ao fogo. Aguarde a água começar a ferver. Quando começar a ferver, adicione as batatas e deixe-as cozinhando. É importante não tirar a casca das batatas; se as cozinhar com casca, elas ficarão no ponto mais rapidamente, mas o sabor do purê fica mais apurado quando elas são cozinhadas com a casca, mesmo que o processo fique mais demorado.

  2. 2

    Após aproximadamente 15 minutos cozinhando sobre a água fervendo, você pode começar a checar periodicamente se as batatas estão no ponto. Para isso, espete alguma com um garfo. Se o garfo entrar e sair com facilidade e for percebido que a batata está macia em seu interior, ela está no ponto. Para se certificar, você pode espetar mais de uma batata. Quando estiverem macias, desligue o fogo.

  3. 3

    Tire as batatas da água e aguarde elas esfriarem para tirar todas as cascas. Para agilizar o processo, uma boa prática é inseri-las em um recipiente com água fria. O choque térmico fará com que elas esfriem rapidamente. Após todas estarem frias, retire todas as cascas.

  4. 4

    Coloque as batatas sem cascas sobre um recipiente e corte cada batata em quadrados médios. Com o auxílio de um garfo, amasse todos os pedaços. É importante amassar com cuidado para que não fique diversos pedaços de batata inteiros; quanto mais lisa a massa ficar, melhor.

  5. 5

    Após a massa da batata ficar totalmente homogênea, adicione a manteiga e misture até que ela derreta e se junte à massa. Para finalizar, adicione leite aos poucos até o purê atingir a consistência que deseja. Você também pode levar o purê novamente ao fogo e cozinhar por aproximadamente 2 minutos para que a massa fique mais encorpada. Sirva quente ou frio.

Dicas e AVISOS
  • Outra boa opção é substituir o leite líquido por aproximadamente duas colheres de leite em pó. O ingrediente deixa o prato ainda mais delicado e com o sabor mais apurado.
  • Você pode usar um pouco de queijo ralado sobre a superfície do purê para dar um toque a mais de queijo no seu prato.
  • A receita rende entre 3 e 4 porções.
Comentários
blog comments powered by Disqus