» Família » Bem-Estar da Família » Quais são os benefícios de elaborar um planejamento familiar

Quais são os benefícios de elaborar um planejamento familiar

Galeria
Quais são os benefícios de elaborar um planejamento familiar

Conta de água, energia, cartão de crédito, alimentação, telefone, internet, escola dos filhos, combustível, aluguel, carnês, enfim, essa lista pode e com certeza é muito maior do que se imagina. É impossível saber ou contar todos os gastos que uma família tem mensalmente? Engana-se quem pensa desta forma. Planejamento familiar sem dúvida é a melhor direção a seguir no que diz respeito ao controle das finanças, caso contrário, você pode correr um enorme risco de tropeçar nas contas e cair num buraco tão fundo que será difícil de sair. Para que possa caminhar em segurança, com passos firmes e no fim poder desfrutar de um destino tranquilo sem dívidas enormes, fique atento às dicas a seguir e saiba os benefícios de se fazer um planejamento familiar.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Uma planilha de orçamento, para muitos é uma burocracia desnecessária ou até mesmo inútil, e com certeza é, se você apenas relacionar as receitas e o gastos, sem fazer um acompanhamento continuo, ou mesmo, se não houver um comprometimento em cumprir o planejamento previamente realizado.

  2. 2

    Quando se conhece detalhadamente o balanço familiar, os recursos podem ser mais bem aproveitados, os maiores benefícios surgem quando se descobre que muitas vezes com pouco se pode fazer muito mais do que se imagina, é claro que o contrário também pode acontecer, você pode perceber que tem se descontrolado e gastado mais do que realmente pode.

  3. 3

    Planejar significa relacionar e organizar as receitas e despesas, depois administrá-las a fim de atingir os objetivos. E é aí que está o segredo, um planejamento familiar bem feito fará com que suas metas sejam alcançadas. Seja com o objetivo quitar dívidas, fazer economia ou apenas conhecer a realidade de suas finanças, você terá o maior sucesso.

  4. 4

    Comece listando todas as contas fixas como alimentação, telefone, internet e outros, em seguida liste todas as despesas variáveis, ou seja, gastos com entretenimento, remédios, reservas e tudo que puder relacionar, neste caso, estime um valor aproximado para essas contas, assim não será surpreendido com despesas extras. Faça então o balanço entre tudo que recebe e o que gasta e por fim terá o saldo positivo ou negativo de suas contas.

  5. 5

    Quando o orçamento do mês estiver pronto arrisque programar também os meses seguintes. Trabalhe inicialmente para quitar as dívidas, chegará um momento que terá o orçamento de um ano inteiro estimado, e isso servirá para poupar dinheiro, programar a viagem de férias, a compra de um automóvel, uma casa ou o que mais desejar. Aproveite que tem as contas em suas mãos e aproveite tudo o que puder com sua família.

Comentários
blog comments powered by Disqus