» Casa » Computadores » Qual a capacidade de armazenamento do pen drive

Qual a capacidade de armazenamento do pen drive

Galeria
Qual a capacidade de armazenamento do pen drive

O pen drive (também conhecido como USB Flash Drive) é um tipo de dispositivo de armazenamento removível que utiliza um sistema de armazenamento de memória flash e que possibilita guardar diversos tipos de arquivos, de acordo com a sua capacidade.

Os primeiros pen drives surgiram no mercado por volta do ano 2000 e tinham como objetivo substituir os hoje obsoletos disquetes que possuíam uma capacidade de armazenamento bem pequena (cerca de 1,44MB). Os primeiros pen drives possuíam uma capacidade de armazenamento pequena, algo entre 256 a 512 MB, porém essa capacidade já era bastante superior aos disquetes da época.

Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os modelos foram evoluindo e sua capacidade de armazenar arquivos cresceu consideravelmente. Hoje em dia, existem no mercado milhares de modelos de pen drives, cada um com uma capacidade de memória que chegam até 256 GB, o que permite fazer backups de seus arquivos ou transportá-los para qualquer lugar com muito mais facilidade.

Nos passos abaixo, você irá aprender a consultar qual a capacidade de armazenamento de seu pen drive e saber quantos arquivos poderá transportar com ele.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para saber qual a capacidade de armazenamento do pen drive que você deseja adquirir é muito simples. Verifique na embalagem do produto ou mesmo no corpo do pen drive a capacidade de armazenamento informada pelo fabricante. Hoje em dia, você encontrará pen drives a venda no mercado com capacidade a partir de 2 GB, os dispositivos com capacidade inferior quase não podem ser encontrados no mercado.

    Após compra-lo, será necessário verificar a capacidade de armazenamento disponível em seu dispositivo. Lembre-se que, como o pen drive guarda em sua memória algumas informações que são fundamentais para seu funcionamento como drivers, o espaço disponível para guardar arquivos poderá ser um pouco menor que a capacidade informada pelo fabricante, ou seja, um pen drive de 4 GB poderá não ter 4 GB disponíveis para o uso, pois uma parte do espaço está reservada para esses arquivos.

  2. 2

    Traduzindo em números, um pen drive com capacidade de 4 GB poderá guardar em sua memória até mil músicas com cerca de 3,5 minutos de duração, 1200 fotos e cerca de oito horas de vídeo (em baixa definição). Um pen drive com 8 GB de capacidade suportaria o dobro que o pen drive de 4 GB suportaria em arquivos e assim por diante (para os pen drives de 16 GB, 32 GB e 64 GB).

  3. 3

    Para consultar o espaço de armazenamento disponível, primeiramente, conecte o seu pen drive a uma porta USB compatível em seu computador. Aguarde enquanto o sistema operacional o reconhece e instala os softwares necessários para o seu funcionamento.

  4. 4

    Em seguida, localize o dispositivo em seu computador e clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone. Selecione a opção “Propriedades” e será exibido o espaço disponível em disco para guardar arquivos.

Dicas e AVISOS
  • Lembre-se que, mesmo ao formatar o dispositivo, o espaço reservado aos arquivos de sistema do pen drive não será disponibilizado para o uso, pois esses arquivos são fundamentais para o funcionamento do dispositivo.
Comentários
blog comments powered by Disqus