» Família » Bem-Estar da Família » Quando começa o ciclo menstrual

Quando começa o ciclo menstrual

Galeria
Quando começa o ciclo menstrual

Muitas mulheres ainda se sentem desconfortáveis em falar a respeito de um assunto que, ao longo do tempo, se tornou um verdadeiro tabu: o ciclo menstrual. Presente na vida de todas as mulheres, geralmente a primeira menstruação marca o fim da infância e o início de um período de muitas descobertas e transformações no corpo das mulheres, que é a puberdade.

É muito importante conhecer o seu ciclo menstrual, pois dessa forma pode-se evitar uma gravidez indesejada. Para as mulheres que estão tentando ter filhos, conhecer seu próprio ciclo também é muito importante, pois as chances de se engravidar ao ter relações sexuais durante o período fértil é muito maior do que em outros períodos do ciclo menstrual feminino.

O ciclo menstrual varia de mulher para mulher e pode ser afetado por diversos fatores como: tabagismo, estilo de vida, fatores psicológicos e muitas outras situações. Alguns fatores orgânicos também podem estar ligados ao ciclo menstrual feminino como doenças e muitos outros.

Saiba agora informações importantes sobre o ciclo menstrual e saiba quando começa a o seu ciclo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A maioria das mulheres tem a sua primeira menstruação ainda muito novas, geralmente entre os 10 e os 12 anos de idade. Em alguns casos, a primeira menstruação pode vir ainda aos nove anos ou também um pouco mais tarde, por volta dos 13 a 14 anos de idade. Ela geralmente acontece quando o sistema reprodutor feminino começa a “amadurecer” na mulher, o que varia de pessoa para pessoa.

  2. 2

    O ciclo menstrual normal tem cerca de 28 dias. Em algumas mulheres o ciclo pode ser mais curto, com cerca de 21 dias. Já em alguns casos, principalmente nas adolescentes, o ciclo menstrual pode durar até 35 dias.

  3. 3

    Um dos pontos mais importantes do ciclo menstrual, e também o que marca o seu princípio é a ovulação. Essa geralmente ocorre em 14 dias antes da menstruação. Para saber qual foi o dia em que você ovulou, basta subtrair 14 dias do dia em que a sua menstruação começou, por exemplo: se você menstruou nesse mês no dia 20, sua ovulação então ocorreu próximo ao dia seis. Em mulheres que possuem um ciclo menstrual bem equilibrado, é possível saber exatamente o dia em que será a próxima menstruação, levando em conta um ciclo de 28 dias.

  4. 4

    Dessa forma, é possível ter um maior controle a respeito da gravidez, pois ao se saber quando ocorreu a sua ovulação pode-se também determinar o seu período fértil, que é em torno de seis dias após a ovulação. Se você deseja engravidar, deve aumentar a quantidade de relações sexuais nesse período. Já para quem deseja evitar uma gravidez, o ideal é evitar relações ou utilizar preservativos nesse período.

Dicas e AVISOS
  • Consulte sempre seu ginecologista em caso de dúvidas ou alterações em seu ciclo menstrual.
Comentários
blog comments powered by Disqus